26°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS SOB NOVA DIREÇÃO

Aena assume administração do aeroporto de Carajás, em Parauapebas

O aeródromo de Carajás receberá melhorias, para deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável. O terminal de passageiros vai triplicar de tamanho, passando de 800 m² para 2,5 mil m² e a sala de embarque ficará 14 vezes maior.

24/11/2023 às 12h43
Por: Redação
Compartilhe:
Aena assume administração do aeroporto de Carajás, em Parauapebas

A Aena, maior operadora aeroportuária do país, assumiu à 0h desta sexta-feira (24) a administração do aeroporto de Carajás, em Parauapebas (PA). O primeiro voo sob a nova gestão é o Gol 9874, proveniente de Belo Horizonte e com previsão de pouso às 11h40. A primeira decolagem é o Gol 9874, prevista para as 12h30, com destino a São Luiz (MA).

Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto paraense recebeu 136 mil passageiros. Em 2022, a movimentação foi de 125 mil embarques e desembarques. Até outubro deste ano, já passaram pelo terminal 126 mil passageiros.

O aeródromo de Carajás receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável. O terminal de passageiros vai triplicar de tamanho, passando de 800 m² para 2,5 mil m². A superfície da sala de embarque será multiplicada por 20 e área pública ficará 14 vezes maior.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras e um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 28. Haverá também um novo pátio para a aviação geral.

A Aena entrega até dezembro o anteprojeto das melhorias à Anac, com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Carajás é o nono dessa rodada a passar para o controle da concessionária. A empresa ainda assumirá a gestão dos aeroportos de Santarém e Altamira, nos dias 27 e 30 de novembro, respectivamente.

Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.

Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas (SP), Marabá (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Nos aeroportos do Nordeste, sob administração da Aena desde 2020, a empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar tecnologia, segurança e conforto, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional.

Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 19h11 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 22°C
Dom 28°C 21°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 22°C
Qua 25°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio