A Prefeitura de Parauapebas inicia nessa segunda-feira, 20, os serviços para a instalação das redes de microdrenagem e coletoras de esgoto no bairro Beira Rio I, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A obra faz parte da segunda etapa de execuções do programa para a revitalização e recuperação do Igarapé Ilha do Coco.
Os trabalhos começarão pela rua Perimetral Oeste, entre a rua Rio Branco e a rua Rio Dourado, com previsão de término para o dia 29 de novembro, quarta-feira. Depois, as execuções avançarão para outras ruas do bairro Beira Rio I.
“É proibido ao morador fazer a ligação intradomiciliar [da sua residência] à rede de esgoto pública, antes da conclusão completa da obra do Prosap na região”, explica o engenheiro civil do Prosap, Thiago Batista, reforçando que a ligação intradomiciliar compreende o conjunto de conexões e dispositivos entre o interior da edificação ligando o ambiente sanitário do domicílio ao sistema público de esgotamento sanitário.
Esta etapa de obras do Prosap prevê melhorias no saneamento básico, com a implantação de 14 mil metros de redes de esgoto, assim como redes de microdrenagem para o escoamento das águas das chuvas, construção de parque linear e muito mais, no trecho que segue do Complexo Turístico até a Rodovia PA-275, beneficiando os bairros Beira Rio I e II.