21°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ MOBILIDADE

Obra da 3ª ponte sobre o Rio Itacaiúnas, em Marabá, segue em ritmo acelerado

A obra, que tem recursos do Tesouro estadual, entra na fase de concretagem dos pilares, estacas e travessas.

23/10/2023 às 11h43
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Obra da 3ª ponte sobre o Rio Itacaiúnas, em Marabá, segue em ritmo acelerado

Obra estratégica para ampliar a mobilidade no município de Marabá, no sudeste paraense, a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas chega a 20% de conclusão, avançando para a fase de concretagem dos pilares, estacas e travessas.

A ponte, com 525 metros de extensão e 12 m de largura, é resultado de convênio do governo do Estado com a prefeitura de Marabá, superior a R$ 100 milhões.

O governador Helder Barbalho, que fez vistorias às obras no início deste mês, destaca que a ponte faz parte de um planejamento estratégico de construção de pontes em concreto nas 12 regiões de Integração do Pará, seja por meio de convênio com as prefeituras ou obra direta, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran).

Continua após a publicidade
Anúncio

“O repasse do governo é de R$ 50 milhões, para que a obra possa acontecer e ser fundamental para uma alternativa de integração nessa região. E vou adiantar que estamos concluindo os estudos para fazer um viaduto no encontro da BR-230 (Transamazônica) com a BR-155, ali no KM-06, para a gente tirar aquela rotária que atrapalha a vida da população de Marabá, e também para quem vem de Xinguara, de Eldorado, São Domingos, e se encontra naquele trecho congestionado. Vamos dar uma solução para melhorar o tráfego nesse trecho”, anuncia o governador.

Segurança - A estrutura está sendo erguida com sistema estaiado, a exemplo de duas das quatro pontes da Alça Viária e da ponte de Outeiro (distrito de Belém), entregue pelo Governo do Pará. O sistema de estaiamento consiste na instalação de cabos de aço fixos em hastes centrais de concreto.

Os principais elementos na construção dessa ponte são os mastros, os estais (cabos de aço), o tabuleiro (constituído de laje e vigas) e a fundação. A terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas vai ligar o Núcleo Nova Marabá ao bairro de Novo Horizonte, na Cidade Nova, melhorando a mobilidade urbana.

Atualmente, a obra está em fase de implantação das fundações e mesoestrutura. O projeto da ponte, que começou a ser executado há três meses, prevê 1,85 m de faixa de passeio e trecho estaiado de 240 metros.

Segundo a Prefeitura de Marabá, que executa a obra, a fundação está pronta e sete estacas já estão fincadas na água, das 12 necessárias. No total, serão 24 estacas. Os pilares serão assim distribuídos: Em terra, nove apoios executados. Faltam três travessas em terra. Há três apoios executados; faltam seis.

 A previsão de conclusão da obra é de 16 meses, com entrega até o final de 2024. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio