30°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE

No Regional de Marabá, projeto terapêutico fortalece cuidados com a saúde mental

A iniciativa oferece apoio emocional a pacientes, familiares e acompanhantes

13/10/2023 às 13h41
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
No Regional de Marabá, projeto terapêutico fortalece cuidados com a saúde mental

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, referência para 22 cidades da região de integração Carajás, tem se destacado com o projeto "Psicossocial em Ação", que visa promover a saúde mental e o bem-estar de pacientes, familiares e acompanhantes, por meio de encontros semanais na instituição.   

Maria Silva, moradora de Marabá, que acompanha um amigo internado no hospital, enfatiza a relevância do projeto. "Tem fornecido um importante apoio afetivo para nós. Os encontros ajudam aliviar o peso emocional que carregamos ao lidar com situações de saúde desafiadoras, e oferece um espaço seguro para expressarmos nossas preocupações, medos e esperanças", explicou.   

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa desenvolvida pelo setor psicossocial da unidade do Governo do Pará conta com orientações de psicólogos e assistentes sociais que se reúnem com pacientes hospitalizados, familiares e acompanhantes, com objetivo de estabelecer um espaço seguro e acolhedor para aprofundar diálogos relacionados à saúde mental. A ação interativa estimula os participantes a compartilharam suas vivências e inquietações.

"O nosso projeto cria um ambiente onde os indivíduos possam oferecer apoio mútuo, além de receber orientação de profissionais altamente envolvidos. Acreditamos que, ao abordarmos a saúde mental, estamos promovendo um cuidado integral e holístico, essencial para o bem-estar de todos", enfatizou Ariane Raquel Oliveira, psicóloga do hospital.

Raquel Fátima, que dá suporte ao filho internado na instituição, falou da sua experiência na ação. "É reconfortante saber que não estou sozinha nas minhas lutas. Poder conversar com outras pessoas que entendem o que estou passando com um filho internado, e receber orientação de especialistas fazem uma grande diferença", afirmou.  

Arlene Pessoa da Silva, coordenadora do serviço psicossocial da unidade, relatou que além do projeto terapêutico, os pacientes recebem atendimento diário à beira leito por parte de psicólogos e assistentes sociais. "Nossa missão é promover o bem-estar psicológico e social dos usuários e seus acompanhantes, oferecendo suporte emocional e orientação em situações adversas, além de trabalhar na prevenção e promoção da saúde mental", afirmou.   

Serviço: O Hospital Regional de Marabá oferece à sociedade um total de 115 leitos, dos quais 77 são unidades de internação clínica e médica e 38 são Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 leitos de UTI adulto, 9 de UTI pediátrica e 9 de UTI neonatal, estrutura que possibilita à instituição atender pacientes em diferentes níveis de complexidade, garantindo um tratamento adequado para cada caso. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 35°

Dom 35°C 23°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 35°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio