Canaã dos Carajás teve a honra de sediar neste domingo (10) o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Marathon (MTB-XCM). A competição foi realizada pela primeira vez na região Norte e mais de 700 atletas participaram, sendo em torno de 100 representantes do município e, entre os demais, estavam atletas de 22 estados.
O evento, que é considerado uma das principais competições do calendário brasileiro de MTB-XCM, atraiu a atenção não só dos amantes do esporte, mas também dos moradores da região, que tiveram a oportunidade de prestigiar uma prova de alto nível. O empresário Rogério Haroldo, que é proprietário da Canaã Bike Shop e já foi vice-campeão do estadual, dessa vez foi voluntário em um dos pontos de apoio.
“Antes de ser empresário, eu já era atleta. Eu já participei de vários campeonatos: o Iron Bike, o Picos Race, no estado de Piauí. E a gente vê que o nível em Canaã está elevadíssimo. Fazendo o campeonato de nível nacional. Hoje, valendo o troféu do melhor do Brasil. Camisa de campeão. Então, a prefeitura está de parabéns e, principalmente, na pessoa da prefeita Josemira, que sempre incentivou o esporte e não mede esforços para apoiar os atletas.”, avaliou.
A largada foi em frente ao Centro Administrativo Municipal em direção a um trajeto desafiador, seguindo pela rodovia Transcarajás, passando pelo Parque Veredas, pela região do Cristalino e voltando pela Fazenda Umuarama, sendo 100 km para as categorias Elite e Master A e B masculino; de 80 km para Elite, Master C e D masculino, A, B, C e D feminino, Juniores, Peso Pesado e Dupla Mista; e de 40 km para Aventura (masculino e feminino) e Master E.
Ao todo, foram 18 categorias oficiais e mais cinco categorias festivas, garantindo a participação de atletas de todos os níveis, com uma premiação total de 80 mil reais. Além do cobiçado título de campeão brasileiro de MTB-XCM, os três primeiros colocados de cada categoria ainda tinham a chance de conquistar a Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, que pode ser um importante apoio financeiro para os atletas que se dedicam ao esporte de alto rendimento.
Segundo o presidente Club de Ciclismo de Canaã dos Carajás C4, Markes Coelho, o evento foi uma conquista que trouxe mais visibilidade para o município. “É a cidade que está em alta, então vai trazer essa visibilidade para seguimento do ciclismo na região. E estamos felizes porque competimos com cidades grandes, essa etapa era para ser no Rio de Janeiro e a gente conseguiu essa conquista. O pessoal vem de longe para buscar uma premiação. E em relação à prática do esporte no cotidiano, a gente percebe que a cidade tem proporcionado cada vez mais isso, com mais ciclovias, bastante infraestrutura e mobilidade urbana”.
Além da chance de mostrar talento e resistência, os competidores puderam explorar as belezas naturais da região que, segundo o presidente da Federação Paraense de Ciclismo, Edilson Ribeiro, causou impacto positivo tanto para os atletas visitantes quanto para a cidade. “É um evento muito disputado por todos os estados e nós não teríamos conseguido trazer aqui para o Pará se não fosse o apoio da Prefeitura de Canaã. A gente teve uma conversa, há dois, na sede da Federação, com o presidente da FUNCEL, que acreditou no projeto. Fizemos o primeiro estadual (2022), aí agora em maio a gente fez outro estadual, que foi o evento teste para o Campeonato Brasileiro. E a gente só tem a agradecer à prefeitura e dizer que Canaã, depois desse evento, ficará conhecida nacionalmente pelos atletas porque foi uma coisa única a surpresa positiva do pessoal com a cidade”, afirmou.
O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Marathon foi um marco para a região Norte do Brasil e para o esporte como um todo, além de ser motivo de orgulho para a prefeita Josemira Gadelha, por ter Canaã dos Carajás sediando uma competição tão importante para a valorização dos atletas.