22°C 28°C
Parauapebas, PA
Publicidade

‘Superlua azul’ poderá ser vista nesta quarta-feira no Brasil

Praticamente todo o país tem condições desfavoráveis de observação, com exceção de Porto Alegre, onde o céu deve estar limpo.

Redação
Por: Redação Fonte: Com informações do G1
30/08/2023 às 10h11
‘Superlua azul’ poderá ser vista nesta quarta-feira no Brasil
Reprodução

A segunda superlua de agosto acontecerá nesta quarta-feira, 30. Esta é a primeira vez em cinco anos que duas superluas aparecem em um mês, raridade que astrônomos não esperam encontrar novamente antes de 2037. A primeira aconteceu em 1º de agosto.

Na data, o satélite estará a 357.181 quilômetros da Terra. Em média, a distância entre eles é de cerca de 384.400 quilômetros.

O fenômeno acontece quando a lua está em seu perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. Neste momento, é possível observá-la até 14% maior e 30% mais brilhante, conforme o Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido.

Continua após a publicidade
Anúncio

Apesar do nome, a coloração do astro se mantém branca. O “azul” é a denominação que astrônomos dão à ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês. Dessa forma, é possível haver uma lua azul que não seja “super” e vice-versa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários