25°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARÁ SAÚDE

'TerSaúde' encerra programação de março com mais de 45 mil atendimentos

Os serviços foram oferecidos aos finais de semana a moradores dos sete territórios beneficiados pelo Programa Territórios Pela Paz

28/03/2022 às 22h47 Atualizada em 28/03/2022 às 22h51
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no mês de março atestam a realização de mais de 45 mil atendimentos no âmbito do Projeto TerSaúde, executado pela Sespa dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), gerenciado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). As ações ocorrem aos finais de semana, nos sete territórios beneficiados pelo programa na Região Metropolitana de Belém: Bengui, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba.

“Parcerias como essa são importantes, pois nos ajudam a alcançar cada vez mais pessoas que precisam de serviços de saúde. Ficamos felizes em saber que atingimos essa marca de atendimentos, e desejamos expandir ainda mais nossas ações, pois a meta é levar sempre saúde pública de qualidade a todos os paraenses”, reiterou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Ações contemplam moradores dos sete bairros do TerPaz
Ações contemplam moradores dos sete bairros do TerPaz - (Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará)

Ações educativas- Nas atividades do TerSaúde são oferecidas triagens com técnicos em enfermagem e enfermeiros; atendimentos com clínico geral, pediatra e ginecologista; encaminhamento para consultas especializadas; realização de testes rápidos para Covid-19 e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sífilis e hepatites B e C. Há também vacinação contra o vírus H1N1, tríplice viral e imunização contra o HPV (Papilomavírus Humano, que pode causar câncer). Além disso, são feitas palestras educativas e preventivas contra o novo coronavírus, saúde bucal, saúde mental e entrega de kits de higiene bucal. Durante as ações, a população pode optar por quantos atendimentos tiver necessidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Também são realizados cadastros de pessoas com deficiência residentes nos bairros atendidos pelo TerPaz para recebimento de cadeiras de rodas e emissão de documentos.

Atendimento odontológico integra as ações do TerSaúde
Atendimento odontológico integra as ações do TerSaúde - (Foto: Jader Paes / Agência Pará)

Para o titular da Seac, Ricardo Balestreri, os números só mostram que o trabalho em conjunto está conseguindo alcançar o propósito principal do TerPaz. “Essa parceria tem sido fundamental para dar continuidade à política pública dos Territórios pela Paz. As comunidades, que antes se encontravam desamparadas pelo poder público, hoje podem contar com toda uma estratégia que resulta em mais segurança, cidadania e saúde, através de atendimento médico e odontológico de qualidade, de exames, de encaminhamento. É uma equipe muito abnegada, admirável, que chega a deixar de lado as suas próprias necessidades para atender a quem mais precisa, na maioria das vezes aos finais de semana”, ressaltou o secretário.

Serviço:No próximo final de semana, 02 e 03 de abril, o “TerSaúde” estará nos bairros da Cabanagem, Icuí, Jurunas e Guamá, com cronograma completo a ser divulgado em breve nas redes sociais da Seac.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 28°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio