22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ TERPAZ

Ordem de Serviço para construção da Usina da Paz em Dom Eliseu é assinada

A nova Usina da Paz será instalada na Rua Sete de Setembro, próximo à Horta Municipal, no bairro no através de uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Dom Eliseu.

18/08/2023 às 16h36 Atualizada em 18/08/2023 às 16h43
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Ordem de Serviço para construção da Usina da Paz em Dom Eliseu é assinada

O governador Helder Barbalho anunciou nesta quinta-feira (17), em agenda de trabalho na região Sudeste, a construção da Usina da Paz no município de Dom Eliseu, na Região de Integração Rio Capim. A assinatura da Ordem de Serviço, que garante o início das obras, contou com as presenças da vice-governadora Hana Ghassan e de autoridades estaduais e municipais.

“Estamos celebrando o início das obras da Usina da Paz de Dom Eliseu. Esse programa extraordinário de inclusão, cidadania e segurança pública chega a Dom Eliseu. Também estaremos avançando para os municípios de Ulianópolis e Rondon do Pará, nesta região da Belém-Brasília (Rodovia BR-010) e da BR-222. Essa experiência faz com que o município possa recepcionar um conjunto de serviços para a transformação social, para cuidar das pessoas e colaborar para que esse município tenha paz e cidadania”, ressaltou o governador.

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa TerPaz, que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.

Continua após a publicidade
Anúncio

Parcerias

A nova Usina da Paz, na Rua Sete de Setembro, próximo à Horta Municipal, bairro no Tropical, será construída em parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Dom Eliseu, que doou o terreno para a obra, e com aporte financeiro da mineradora Vale, a partir de termo de cooperação que garante royalties da exploração do minério paraense na execução do complexo. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, impulsionando oportunidades de um futuro mais seguro e inclusivo.

Ao saber da construção da UsiPaz, o morador Francisco José disse que “é muito bom a vinda desse projeto. Estávamos esperando um lugar assim, que engloba diversos serviços. Vai melhorar muito a nossa vida. Espero que o nosso povo goste também. Já estou ansioso para o funcionamento”.

Para Cláudia da Silva, que mora no bairro onde será construída a UsiPaz, o complexo representa mais oportunidades. “Quando construir a Usina da Paz vai melhorar muito a nossa vida aqui no bairro, que até então não tem opções. Fiquei sabendo que vai ter diversos serviços. Vai ajudar muito nossa comunidade a ter mais oportunidade”, afirmou a moradora.

Impacto social 

Cada Usina da Paz oferece mais de 70 serviços vitais para a comunidade. Abrangendo setores como saúde, educação, assistência social, cultura, esportes e lazer, os serviços resultam de uma fusão de esforços entre secretarias estaduais, parceiros governamentais e outros setores. A população tem acesso a vários serviços, desde atendimento médico, odontológico e psicológico, à consultoria legal, emissão de documentos, capacitação de líderes comunitários, atividades esportivas e treinamento profissional.

“O impacto dessas iniciativas é tangível, transformando vidas e concretizando sonhos. Desde a inauguração da primeira Usina da Paz, na Região Metropolitana de Belém, em 2021, mais de 1,3 milhão atendimentos e benefícios foram oferecidos à população. Cada curso ministrado, cada serviço prestado, representa uma oportunidade para os moradores das comunidades, onde as UsiPaz estão localizadas, alcançarem seus objetivos e aspirações”, frisou Igor Normando, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável pela coordenação das Usinas.

Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco estão situadas na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo do Estado é entregar 40 novos complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa de fortalecimento da cidadania e segurança pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 24°C 21°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio