21°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ SEGURANÇA PÚBLICA

Em Marabá, 1º Batalhão de Polícia Rural comemora um ano

Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) promove a segurança na área rural de municípios do sudeste paraense

18/08/2023 às 16h25
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Em Marabá, 1º Batalhão de Polícia Rural comemora um ano

A Polícia Militar do Pará realizou, na noite da quinta-feira (17), a cerimônia em comemoração ao aniversário de um ano do 1º Batalhão de Polícia Rural (1º BPR). A unidade é subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), responsável pela segurança na área rural de municípios da região sudeste paraense.

O evento realizado na sede do 1º BPR, em Marabá, contou com a presença do comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, e de comandantes de diversas unidades militares, entre eles, o tenente-coronel Oeiras, do 1º BPR; coronel Firmino, do CPE; e coronel Dayvid, do Comando de Policiamento Regional II (CPR II).

Também participaram da cerimônia, o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto; o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército, general de brigada Veiga; o vice-prefeito de Marabá, Lucino Dias; o superintendente da Delegacia de Conflitos Agrários do município, Vannir Wagner Fernandes de Souza; entre outras autoridades civis e militares.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na cerimônia, houve a entrega das medalhas “Mérito Tiradentes”, “Bons Serviços Prestado - 20 anos (Metal Prateado)” e “Láurea do Mérito Pessoal” aos policiais militares que se destacaram em serviço. Além disso, o 1º BPR também agraciou as pessoas que colaboraram com a unidade ao longo deste primeiro ano de existência, por meio da entrega do certificado “Amigo do Batalhão”.

Um dos trabalhos de maior sucesso do 1º BPR foi o cadastramento de aproximadamente mil propriedades rurais. Esse serviço foi possível graças à capacitação de 50 policiais militares que participaram do 1º Curso de Patrulha Rural Georreferenciada.

“A gente vai aos locais, identifica latitude, longitude, coloca uma placa de sinalização, cadastra todos os equipamentos agrícolas, veículos, automóveis que tem naquela propriedade, faz registro fotográfico. Na hora de atender uma ocorrência, não ficamos perguntando como chegar naquela propriedade: a gente já sabe. Isso agiliza o atendimento e com certeza traz tranquilidade e paz para quem trabalha no campo”, explicou o comandante-geral.

Já o tenente-coronel Oeiras, comandante do 1º BPR, avaliou as dificuldades e as metas alcançadas. “A gente vem conversando com associações e sindicatos rurais, mostrando como é o serviço do batalhão rural. Recebemos uma aceitação muito boa. O primeiro ano é o mais difícil, porque a gente estava se apresentando para a comunidade. Agora, como já somos conhecidos, vamos mais longe, nos municípios da região de Xinguara, Redenção, e com certeza vamos atingir a meta de atingir as 2 mil propriedades cadastradas”, afirmou o oficial.

 Sobre o 1º BPR

O 1º Batalhão de Polícia Rural fica no km 8 da Rodovia Transamazônica, na Vila São José. A unidade foi entregue pelo governo estadual em 19 de agosto de 2022, com efetivo inicial de 50 policiais militares detentores do 1º Curso de Patrulha Rural Georreferenciada.

A unidade foi criada com o objetivo de aproximar a Polícia Militar da comunidade rural. Para isso, houve mudança nas práticas de policiamento no campo, além da implementação de novas tecnologias para facilitar a localização das propriedades e, consequentemente, melhorar o atendimento realizado, dando mais segurança aos cidadãos que vivem e trabalham na zona rural. Durante o primeiro ano de existência, a unidade cadastrou 918 propriedades de Marabá e de outros 20 municípios do sul e sudeste paraense. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio