27°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ ARRAIÁ DE MILHÕES

Canaã Cidade Junina 2023 faturou mais de R$ 23 milhões

O valor representa mais que o dobro da meta esperado pela organização do festival.

13/07/2023 às 14h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Canaã dos Carajás
Compartilhe:
Fotos: Diego Barbosa e Jefferson Almeida
Fotos: Diego Barbosa e Jefferson Almeida

O Canaã Cidade Junina 2023 foi um marco histórico para Canaã dos Carajás, o evento ultrapassou várias metas estabelecidas e se tornou um dos eventos mais importantes da região. Segundo a Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), mais de 23 milhões de reais foram arrecadados, aproximadamente 19 milhões a mais que o ano de 2022 e mais de mil empregos foram gerados durante o evento deste ano. O festival contou com a presença de mais de 280 mil pessoas durante os 16 dias de festa e gerou um aumento de vendas no comércio de até 90%.

A estratégia da prefeita Josemira Gadelha, em gerar a segunda matriz econômica do município por meio do turismo de eventos foi demostrada para a cidade com precisão de como deve ser feita. “Eu pensei em  construir uma segunda matriz econômica para nossa Canaã, de fato a nossa cidade agora caminha para ser uma cidade sustentável. Como todos nós sabemos, o minério é finito, e nós temos que pensar na continuidade econômica da nossa cidade, então os eventos vêm como uma abertura como nossa segunda matriz econômica que é o turismo. O Canaã Cidade Junina veio com a finalidade de aquecer a economia local”, destaca a prefeita Josemira Gadelha.

A festa foi construída em imponente estrutura no Espaço de Eventos, do Bairro Ouro Preto, com mais 50.000 m² e contou com apresentações e competições de quadrilhas, nas categorias municipal, intermunicipal e sediou o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, administrado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). O festival também teve competição e apresentação de músicos locais, além de grandes shows nacionais de Vitinho Imperador, Zé Cantor e banda Calcinha Preta. Além de espaços de parque de diversão, circo e brinquedos infláveis para as crianças, tudo de forma gratuita para o público.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Eu fiquei encantado com a organização, com a qualidade das cores, com a luz, como tá bem iluminado. E com a possibilidade também de entretenimento. Você tem parque, você tem alimentação, você tem a feira local de diversão livre. Eu adorei a estrutura. Não conhecia. Realmente estou bem encantado com o espaço”, afirmou o publicitário de Piauí, Anderson Gomes.

Comunicação e Transmissão

Outro sucesso durante o Canaã Cidade Junina 2023 foi a transmissão do evento em lives com uma equipe especializada. Foram mais de 50 profissionais envolvidos na cobertura e que atingiu mais de 168.412 visualizações durante todos os dias do festival, esse número aumenta, pois os vídeos estão disponíveis nas redes sociais. Foram produzidas 10 transmissões em dias específicos. A equipe mostrou competições de quadrilhas juninas e também tudo que acontecia no espaço de eventos, ao vivo. “Nós estamos escrevendo uma história muito bonita na comunicação em Canaã. Viver esses dias com todos, mostrou isso, cada dia mostrando coisas diferentes, ambientes, curiosidades. Levamos infoentretenimento para quem estava em casa, no estado do Pará, de outros estados e até de outros países, de forma responsável, competente dinâmica e muito divertida. Mostrando que aqui em Canaã dos Carajás se faz comunicação eficiente como ninguém viu antes”, concluiu a assessora de comunicação da prefeitura de Canaã dos Carajás e responsável pela transmissão, a jornalista Sheila Faro.

Geração de emprego e renda

O festejo contou com 35 barracas, 29 expositores itinerantes, 8 trailers, 21 barracas show, 5 barracas Ferart e 7 expositores de brinquedos infláveis, totalizando 105 comerciantes. Somente em pontos de comércio local houve um faturamento de sete milhões de reais durante todos os dias de evento. O ganho foi significativo em relação ao ano passado, em 2022 foi arrecadado cerca de um milhão de reais.

Todos os dias de festa foram compostos por vários profissionais que fizeram a grandiosidade do evento acontecer. A festividade contou com empregos diretos como seguranças, auxiliares de serviços gerais, brigadistas, alimentação, internet e monitoramento, construção civil, totalizando 456 trabalhadores. Os empregos indiretos também foram contabilizados, como ornamentação, dj’s, fotógrafos, costureiras, eletricistas, dando uma somatória de 141 empregados indiretamente. Somando com os 105 expositores a celebração contou com 1.017 colaboradores.

Público

De 24 de junho a 09 de julho, passaram pelo espaço de eventos 280.294 pessoas contabilizadas por meio do vídeo monitoramento e reconhecimento facial que estavam presentes na festa. Passaram pelo Quadrilhodrómo 2.907 dançarinos e produção, sendo destes 1.525 apenas no concurso nacional.

“O evento por si só tá em uma magnitude muito grande. Traz uma sensação maravilhosa para quem vem de fora e vê que Canaã dos Carajás tem a proporcionar para gente. Nós de Brasília não temos essa proporção de ver esse espetáculo que vocês fazem”, contou o enfermeiro de Brasília, Willian Oliveira.

“Não sentimos apenas o calor aqui da região, do clima mesmo, mas o calor das pessoas, fomos acolhidos muito bem. Foi uma viagem cansativa, assim como para todas as outras quadrilhas, mas você chegar aqui e ser recebido da forma que fomos, com um local a disposição, refeições excelentes, são só elogios da nossa parte, nós ficamos gratos.”, destaca o marcador da Quadrilha Junina Flor de Mandacaru, de Maranhão, Lauênder França, campeões da competição nacional.

Com um resultado surpreendente Canaã dos Carajás se torna, cada vez mais, a cidade de destaque no país. O ano de 2024 promete uma festa ainda maior. “Sentimento de muita alegria, muita felicidade. Canaã dos Carajás acaba de encerrar um dos maiores festivais juninos do norte do nosso país. Onde foram valorizados, demos um mérito merecido para todos os artistas que saíram dos seus estados e foram abraçados por Canaã dos Carajás.  Canaã dos Carajás com certeza está no pódio. No pódio da valorização cultural. Até o Canaã Cidade Junina 2024.”, ressalta Antônio Carlos, diretor-presidente da Funcel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Parauapebas, PA Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio