31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

ENTRETENIMENTO CULTURA

Usina da Paz de Canaã dos Carajás incentiva cultura local e lança Cordão de Pássaro

Apresentação do Arara Azul aconteceu na abertura do Quadrilhódromo da Cidade Junina, um dos maiores festivais juninos do Brasil.

30/06/2023 às 15h28 Atualizada em 30/06/2023 às 15h30
Por: Redação
Compartilhe:
Usina da Paz de Canaã dos Carajás incentiva cultura local e lança Cordão de Pássaro

Nesta quarta-feira (28), a cidade de Canaã dos Carajás foi palco de uma emocionante apresentação do Cordão de Pássaro Arara Azul, na abertura do Quadrilhódromo da Cidade Junina, um dos maiores festivais juninos do Brasil, promovendo uma manifestação cultural genuinamente paraense na região. Ao todo, 16 atores da região participantes dedicaram dois meses de ensaio na Usina da Paz, complexo multifuncional do Governo do Estado.

O Cordão de Pássaro busca transmitir uma mensagem de inclusão, uma vez que conta com brincantes de 13 a 60 anos, além de promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. 

Os músicos que se apresentaram fazem parte da renomada Orquestra Sinfônica da UsiPaz de Canaã dos Carajás, enquanto as bailarinas mirins são integrantes do Projeto do Núcleo de Iniciação Cultural (NIC), promovido pela Prefeitura. Todos os participantes do cordão demonstraram seus talentos.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O Cordão de Pássaro Arara Azul é um exemplo vivo desse esforço conjunto, proporcionando um espetáculo marcante e repleto de significado para todos aqueles que tiveram a oportunidade de apreciá-lo. É essencial manter viva uma tradição com quase um século de existência e reafirmar nossa cultura para os munícipes que ainda não a conhecem”, informou Bruno Carvalho, coordenador-geral da UsiPaz Canaã dos Carajás, que é Guardião do Pássaro e também dirigiu e escreveu o espetáculo, em coautoria do autor Eliel Alpha.

Segundo o coordenador, a parceria Governo do Estado com a Prefeitura de Canaã dos Carajás foi fundamental para a realização do evento. “A Fundação Municipal de Cultura de Canaã contribuiu fornecendo os tecidos e o cenário para a apresentação, que ocorreu ontem à noite na abertura do Quadrilhódromo da Cidade Junina, um dos maiores festivais juninos do Brasil. O Cordão de Pássaro representa uma importante manifestação cultural paraense, que engloba teatro, dança e música. Essa iniciativa conjunta entre a Usina, a Prefeitura e a comunidade reflete o compromisso em valorizar a cultura local, destacando a importância do trabalho colaborativo para o sucesso de projetos artísticos e o fortalecimento das tradições regionais”, finalizou.

As músicas apresentadas foram composições autorais do talentoso cantor e compositor local Nando Durães. Os figurinos, por sua vez, foram desenhados pela atriz Pink e por Eliel Alpha, sendo produzidos na Usina da Paz pelo subtenente Alves. Um total de 23 pessoas estiveram diretamente envolvidas no projeto.

Novas apresentações

Além disso, o Cordão de Pássaro terá uma apresentação especial na Usina da Paz Canaã dos Carajás durante a colônia de férias, voltada para as crianças. Essa iniciativa tem sido fundamental para fortalecer a cultura paraense e proporcionar um espetáculo memorável para o público.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Parauapebas, PA Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 36°C 25°C
Dom 35°C 23°C
Seg 36°C 20°C
Ter 36°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio