O Parque Linear do Complexo Tropical foi entregue à comunidade. Localizado entre as pontes da rua Castanheira e a da avenida Espanha, no entorno do Igarapé Lajeado, o parque transformou a paisagem local e impactou positivamente a vida das pessoas na região. Autoridades visitaram o espaço no sábado, 27, para marcar a inauguração.
Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, destacou os benefícios trazidos pelo parque, incluindo maior mobilidade no trânsito e qualidade de vida para os moradores. “Esse parque faz parte de um projeto gigantesco que está transformando a paisagem da região, mas principalmente a vida das pessoas”, acrescentou o prefeito.
Cleverland Carvalho, titular da Coordenadoria de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec), informou que este é o primeiro de três parques lineares previstos para entrega até o final do ano, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e promover a integração social nos bairros Tropical, Cidade Jardim e Mineiros.
O deputado federal Keniston Braga afirmou a importância da obra como um instrumento positivo de transformação social para a cidade. Rafael Ribeiro, presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, enfatizou que o Prosap está mudando a história da cidade, e que sua atuação vai muito além de construir parques, trabalha com saneamento básico, o que gera mais saúde para a população.
Sobre o parque
O Parque Linear do Complexo Tropical além de prevenir alagamentos, conta com 2,5 km de pista para caminhada e ciclismo ao redor do Igarapé Lajeado. Mais de 140 mudas de árvores foram plantadas, embelezando ainda mais o local. A comunidade já está desfrutando do espaço com satisfação.
Sobre o Projeto Lajeado
O Projeto Lajeado, iniciado em junho de 2021, visa melhorar a qualidade de vida de mais de 90 mil habitantes em mais de 10 bairros.
Executado pelo Prosap, com recursos próprios, o projeto está na sua primeira etapa e engloba obras de micro e macrodrenagem, construção de redes coletoras de esgoto e revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto do Tropical, entre outros serviços.
Famílias que viviam em áreas de risco foram realocadas para aluguel social e serão encaminhadas para habitações adequadas.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis AQUI.