22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ SAÚDE

Regional de Marabá atinge a marca de mais de mil cirurgias realizadas em 2023

Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios.

17/05/2023 às 14h37
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Regional de Marabá atinge a marca de mais de mil cirurgias realizadas em 2023

Ingrid da Costa Reis, 26 anos, dona de casa de Curionópolis, foi encaminhada ao Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, na região de integração de Carajás, para uma cirurgia de retirada de pedra na vesícula biliar, cujos sintomas causam dores intensas e desconforto abdominal, tornando necessária a intervenção cirúrgica. 

"Recentemente, comecei a sentir dores abdominais. No início, pensei que fosse um mal-estar passageiro, mas as dores se intensificaram, procurei ajuda médica e realizei exames, que revelaram a presença de pedra na vesícula. Felizmente, fui submetida à cirurgia aqui no HRSP e tudo correu bem, os profissionais me atenderam com muito cuidado e humanização. Me recupero bem e em breve estarei em casa", explicou.  

O Regional de Marabá é uma referência em cirurgias de média e alta complexidade para os municípios que entregam a região de integração Carajás. A unidade do Governo do Pará realizou, de janeiro ao dia 10 de maio deste ano, mais de 1.000 procedimentos cirúrgicos.   

Continua após a publicidade
Anúncio

"O acesso à saúde pública é um direito fundamental de todos os cidadãos, e nossa gestão tem trabalhado incansavelmente para garantir que esse acesso seja cada vez mais amplo e eficiente. A saúde é um bem precioso, e estamos comprometidos em cuidar do bem-estar e da saúde dos paraenses com qualidade e humanização", explicou secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Da cidade de Palestina, o lavrador Marcelo Rodrigues de Souza, 44 anos, também passou por cirurgia na instituição, devido a uma hérnia inguinal, que causava dores e desconforto na região da virilha. "Demorei para buscar ajuda médica, mas assim que fui regulado para o Regional, tudo correu bem, a cirurgia foi um sucesso, já sinto grande alívio nas dores. Quero agradecer aos profissionais que ajudaram e passaram confiança que iria me curar", destacou.  

Referência

O centro cirúrgico do Regional do Sudeste conta com quatro salas cirúrgicas e uma equipe capacitada para realizar diariamente uma variedade de cirurgias especializadas, destacando-se nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia buco-maxilo, pediatria, urologia, obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular, entre outras. A unidade ainda realiza cirurgias não invasivas no setor de hemodinâmica, com procedimentos de cateterismo, angioplastias e embolização cerebral.  

Delyo Alves, enfermeiro responsável pelo centro cirúrgico, ressalta que são adotados protocolos rigorosos para garantir a segurança do paciente antes, durante e após as cirurgias.

"Todas informações relacionadas à cirurgia são repassadas de forma clara e objetiva aos pacientes e seus familiares, deixando-os bem informados e seguros em relação ao procedimento. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e humanizado para garantir a melhor experiência possível aos usuários", destacou.  

Serviço

O diretor executivo do hospital, Benjamin Ferreira, ressalta que a instituição é reconhecida em todo estado, pela experiência nos serviços prestados à sociedade. "Os pacientes encaminhados ao hospital são recebidos com carinho e cuidado, pois sabemos que estão confiando em nós para cuidar da sua saúde. Nós valorizamos essa confiança, e trabalhamos para garantir que cada pessoa que passa por aqui receba o melhor tratamento possível", destacou.  

A unidade pertence ao Governo do Pará e, desde o dia 15 de abril é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atua como referência para média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região.    

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 31°C 22°C
Dom 31°C 21°C
Seg 30°C 22°C
Ter 30°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio