22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE

Centro de Hemodiálise do Regional de Marabá alcança 5 mil sessões de diálise

Dados são de janeiro a abril deste ano na unidade referência em nefrologia na região sudeste estadual.

11/05/2023 às 17h11
Por: Redação
Compartilhe:
Centro de Hemodiálise do Regional de Marabá alcança 5 mil sessões de diálise

Marinalva Silva Almeida, 58 anos, dona de casa residente na cidade de Piçarra, há quatro anos foi diagnosticada com a doença renal crônica, que afeta o funcionamento adequado dos rins. Ela foi encaminhada para sessões de hemodiálise, no Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP) em Marabá, a fim de gerenciar sua condição clínica. 

"Antes de iniciar a terapia, sofria com dores nas costas e um mal-estar constante, mal conseguia levantar da cama. Quando comecei a receber o tratamento no HRSP, foi como se um raio de esperança tivesse iluminado a minha vida, melhorei muito, agora sou capaz de fazer atividades diárias que antes eram impossíveis", explicou Marinalva. 

O HRSP é referência nefrológica para mais de 1 milhão de pessoas de 22 cidades da região, a unidade do Governo do Pará, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), atende regularmente 110 pacientes, que realizam cerca de 1.500 sessões de hemodiálise mensalmente. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Deusirier Martins de Souza, dona de casa, de 44 anos, é da cidade de São Geraldo do Araguaia. Há dois anos, ela foi regulada para realizar sessões de hemodiálise no Regional de Marabá. Diagnosticada ainda jovem com a doença renal crônica, ela se desloca três vezes semanalmente até a unidade para o seu tratamento. 

"A hemodiálise é um processo cansativo, mas que me permite continuar viva e ver minha família crescer. A equipe de enfermagem é muito cuidadosa e atenciosa, e isso me dá mais segurança e tranquilidade para enfrentar a rotina de tratamento", destaca Deusirier.

 Referência

O Centro de Hemodiálise do HRSP dispõe de 20 poltronas para tratamento em três turnos, salas de observação e ambulatórios. Com uma equipe multidisciplinar formada por nefrologistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, e equipe de enfermagem, oferece um atendimento humanizado e personalizado aos seus pacientes. O setor realizou de janeiro a abril desse ano, mais de 5 mil sessões de diálise. 

James Vinicius, enfermeiro nefrologista que atua no HRSP, explica que a hemodiálise é o procedimento no qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer, como retirar do corpo os resíduos prejudiciais à saúde. "O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave, e visa substituir a função dos rins que estão com funcionamento prejudicado", destaca. 

"O serviço de hemodiálise oferecido pela Regional de Marabá é uma referência para a população do sudeste paraense. Estamos empenhados em garantir uma saúde de qualidade cada vez maior aos pacientes que frequentam a unidade", explicou secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho.

 Serviço: 

Alan Ferreira, diretor assistencial da unidade, explica que os protocolos adotados pela equipe multiprofissional no tratamento de hemodiálise são rigorosos e seguem as melhores práticas recomendadas, priorizando a segurança e bem-estar dos pacientes. "Estamos sempre em constante atualização e busca por novas tecnologias, que possam aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado."  

O diretor executivo do hospital, Benjamin Ferreira, destaca a importância de um atendimento humanizado para garantir tratamento digno e respeito aos pacientes. "É fundamental que os nossos pacientes recebam um atendimento acolhedor, não estamos lidando apenas com doenças, mas com seres humanos que precisam de cuidado, e empatia para enfrentar o momento difícil pelo qual passam", explicou.   

A unidade que pertence ao Governo do Pará, e desde o dia 15 de abril é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atua como referência para média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio