21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Russos tomam usina nuclear de Chernobyl, diz governo ucraniano

Russos tomam usina nuclear de Chernobyl, diz governo ucraniano

Redação
Por: Redação
24/02/2022 às 16h32 Atualizada em 24/02/2022 às 19h32


Conselheiro da presidência diz que tomada de reator é "um desfecho terrível".

A região de Chernobyl, onde fica o reator nuclear que explodiu em 1986, em Chernobyl, no Norte do país, próximo à capital Kiev, foi tomada por tropas russas, segundo o governo da Ucrânia.

As autoridades ucranianas afirmam que não é possível saber as condições das instalações e do lixo radiativo, após batalha entre forças militares na região depois que a Rússia iniciou a ofensiva na madrugada desta quinta-feira (24).

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o assessor do chefe da usina de Chernobyl, Mykhailo Podoliak, as tropas russas tomaram conta da central de energia nuclear de Chernobyl.

"Após uma batalha feroz, o controle ucraniano sobre o local de Chernobyl foi perdido. A condição da antiga usina nuclear de Chernobyl, confinamento e instalações de armazenamento de resíduos nucleares são desconhecidas", disse.

O conselheiro da Presidência da Ucrânia, Christopher Miller, completou a mensagem dizendo que esse é “um desfecho terrível".

Situação é mais grave no Sul da Ucrânia


O enviado especial da Band para a Ucrânia, Yan Boechat, afirma que a capital Kiev está cada vez mais isolada.

“Em Kiev, a situação não é tão grave, mas não sabemos por quanto tempo. Recebi a informação de que Chernobyl foi tomada pelos russos agora. Mas no Sul a situação é mais grave, no posto de Mariupol que é um local muito estratégico para Putin, porque ele poderia iniciar ali a ligação com a Crimeia”.

Yan Boechat deixou a fronteira leste da Ucrânia assim que começaram os ataques russos, na madrugada dessa quinta-feira (24).

“Estamos viajando por estradas menores para evitar encontrar com tropas russas. Vimos tanques e carros destruídos pelo caminho. Saí de Slavyanka, na fronteira com as repúblicas separatistas, no momento em que os bombardeios começaram. Depois fomos para Kharkiv, que é a segunda maior cidade da Ucrânia, que estava completamente vazia, também alvo de bombardeios. E tivemos informações de que tropas russas estavam muito perto. Optamos em seguir para Kiev, para não correr o risco de sermos detidos por tropas russas e não poder mais trabalhar”, conta.

Radioatividade


A Usina Nuclear de Chernobyl está localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia. Protagonista do maior desastre nuclear do mundo, a região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade.

Nas últimas semanas, a cidade fantasma tornou-se palco de treinamento de forças de segurança ucranianas para a guerra contra a Rússia.

Deste pelo menos o início de fevereiro, segundo os Estados Unidos, tropas russas estariam concentradas na divisa entre o país Belarus e a Zona de Exclusão de Chernobyl. A área radioativa pode tornar-se um possível canal para Kiev.

Fonte: Band Uol

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.