22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Meio Ambiente GARIMPO ILEGAL

Polícia Federal desmobiliza garimpo de cobre ilegal em Canaã dos Carajás

Os garimpos ilegais desmobilizados são do tipo galerias; escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, causando sério dano ambien

19/03/2023 às 10h49
Por: Redação Fonte: DOL
Compartilhe:
| Reprodução
| Reprodução

A Polícia Federal e o Ibama deflagram as Operações Vila Nova Jerusalém e Serra Dourada do Cobre, ambas em Canaã dos Carajás no sudeste paraense. Estão sendo desmobilizados garimpos na zona rural da cidade e cumpridos mandados de busca e apreensão. A ação acontece neste sábado (18).

Com apoio do ICMbio e da Força Nacional, 50 agentes de segurança se dividiram entre as duas áreas, distantes cerca de 15 quilômetros entre si. Até agora foram apreendidos três motores, sete geradores e um veículo. Estes veículos e maquinários pesados devem ser inutilizados, pois não podem ser removidos por conta da área de difícil acesso. Os garimpos ilegais desmobilizados neste sábado são do tipo galerias; escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, causando sério dano ambiental, além do risco à saúde das próprias pessoas que exploram ilegalmente a atividade.

Os garimpos ilegais desmobilizados neste sábado são do tipo galerias
Os garimpos ilegais desmobilizados neste sábado são do tipo galerias | Divulgação PF

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O de Vila Nova Jerusalém fica localizado no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, uma área de Proteção Federal. Já o de Serra Dourada do Cobre é uma área particular, sem a licença para a extração de minérios.

Ambos são pontos recorrentes de extração ilegal de cobre, alvos de operações em agosto e dezembro de 2022. A partir de notícia-crime apresentada acerca da devastação causada nas áreas de extração ilegal de cobre, a PF abriu inquérito e iniciou a investigação.

veículos e maquinários pesados foram inutilizados, pois não podem ser removidos por conta da área de difícil acesso.
Veículos e maquinários pesados foram inutilizados, pois não podem ser removidos por conta da área de difícil acesso. |Divulgação PF

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Foram realizados sobrevoos no local sendo possível constar a existência de intensa atividade nos pontos de extração ilegal de minério.

Se confirmada a hipótese criminal, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros. As investigações seguem em andamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Parauapebas, PA Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio