32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE

Ordem de Serviço para novo Hospital Municipal de Canaã será assinada nesta sexta

O novo espaço de saúde é um sonho antigo da população do município, e vai contar com 100 leitos, 10 unidades de UTI adulto e mais 10 de UTI infantil, além de hemodiálise, e referência para maternidade de alto risco e traumatologia.

08/03/2023 às 13h56 Atualizada em 08/03/2023 às 13h58
Por: Redação
Compartilhe:
Ordem de Serviço para novo Hospital Municipal de Canaã será assinada nesta sexta

Mais de 100 mil atendimentos de urgência em 2022, o que representou o dobro dos atendimentos do ano anterior, além de cerca de 150 mil atendimentos médicos na atenção básica e mais de 160 mil odontológicos no ano passado. Os números da saúde em Canaã são impressionantes e, demonstram a pujança do município que cresce, se desenvolve, e que precisa oferecer mais serviços e com mais qualidade à população.

Pensando nisso, a prefeitura de Canaã dos Carajás assina nesta sexta-feira (10), a Ordem de Serviço para a construção do Novo Hospital Municipal Daniel Gonçalves. A solenidade está marcada para às 9h, no hall do Centro Administrativo, no bairro Novo Horizonte. O novo espaço de saúde é um sonho antigo da população do município, e vai contar com 100 leitos, 10 unidades de UTI adulto e mais 10 de UTI infantil, além de hemodiálise, e referência para maternidade de alto risco e traumatologia.

O espaço de referência vai contribuir, não apenas com o atendimento da demanda de novas especialidades e leitos do município, mas também para diminuir um déficit da região. O novo centro de saúde está sendo planejado para acolher ainda uma policlínica, com oferta de consultas e exames especializados; atenção de média complexidade em áreas como diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica, câncer de colo de útero, de mama, e de Próstata; além de contribuir como área de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde, pois será construído no modelo de Hospital Universitário.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Nosso objetivo é garantir que os nossos recursos se revertam em melhoria da qualidade de vida das pessoas, e isso passa pela melhoria constante dos serviços de saúde para o nosso cidadão e para a nossa região.”, destacou a prefeita Josemira Gadelha.

Demanda regional

Canaã dos Carajás hoje faz parte da Macrorregião de Saúde IV do sistema de saúde do Estado, que é formado por três regiões de saúde: Lago de Tucuruí, Araguaia e Carajás. Nessa região, estão os hospitais regionais dos municípios de: Tucuruí, Marabá, Redenção e Conceição do Araguaia, que atendem uma população estimada em quase um milhão de pessoas (936.554).

A estimativa é de que haja um déficit de 939 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nessas três regiões. Deste total do déficit de leitos, 438 são da Região de Saúde Carajás, 300 da Região Araguaia e 204 da Região Lago de Tucuruí, o que demonstra que a Região de Saúde Carajás tem a menor cobertura de internação hospitalar.

Se for levada em conta apenas a Região de Saúde Carajás, há uma população estimada de 822.875 habitantes, e um déficit de 113 leitos operacionais e 38 complementares (UTI).

Diante desse diagnóstico, a prefeitura também buscou garantir a viabilidade técnica e financeira do novo centro, que foi apurada no Diagnóstico Situacional do Município de Canaã dos Carajás na Área de Saúde de 2020.

A intenção da administração é oferecer atendimento de média e alta complexidade, de perfil regional e ter capacidade de funcionar como Hospital Escola ou abrigar residências em futuros cursos na área da saúde, como cursos de medicina.

A presença de um Hospital dessa natureza, moderno, sustentável e que seja referência no atendimento no Pará, pode transformar Canaã em um polo regional de saúde, a exemplo do que ocorre com municípios como Araguaína, no Tocantins, e Goiânia.

No local que vai abrigar o Hospital, a ideia é trazer serviços de outros centros de saúde, como por exemplo, o Hospital do Amor, referência em tratamento contra o câncer.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio