21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Governo do Estado testa mais de 32 mil pessoas em cinco dias de mutirão

Governo do Estado testa mais de 32 mil pessoas em cinco dias de mutirão

Redação
Por: Redação
31/01/2022 às 17h26 Atualizada em 31/01/2022 às 20h26

O Governo do Pará já realizou um total de 32.750 testes para Covid-19 por meio da realização de mutirões organizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) entre 26 e 30 de janeiro em 10 locais de Belém e Ananindeua. Desse total, 21.038 deram negativo (não reagentes), 11.632 foram confirmados com o vírus (reagentes), 51 inconclusivos e 59 sem resultado. Em dados estatísticos, 64,2% foram não reagentes; 35,6% reagentes e inconclusivos e sem resultados com 0,1% cada.

Um resultado inconclusivo pode ocorrer se o paciente foi testado em estágios muito precoces ou muito tardios da infecção ou mesmo quando a quantidade de vírus no seu corpo é baixa. Também pode ocorrer se o seu esfregaço não coletou suficiente amostra. Por outro lado, os testes sem resultado ocorreram devido à desistência do paciente durante a coleta por swab da cavidade nasal, visto que o procedimento requer a testagem nas duas narinas.

A cada dia do mutirão realizado entre Belém e Ananindeua, os dados se deram da seguinte forma: na quarta-feira (26.01) foram 3.932 não reagentes; 2.912 reagentes e 38 sem resultado - somando 7.050 testagens.

Na quinta-feira (27) foram realizadas 7.626 testagens, das quais 4.642 não reagentes; 2.947 reagentes; 25 inconclusivos e 11 sem resultado.

No dia seguinte, 28, foram feitos 7.251 testes, dos quais 4.718 deram negativos; 2.514 positivos; 08 inconclusivos e 10 sem resultado.

? | Ascom / HRAS


No sábado (29), exatos 6.081 testes foram realizados e desses 4.210 foram negativos; 1.868 positivos e três inconclusivos. No último dia do mutirão, no dia 30, mais 4.949 testes foram realizados, dos quais 3.535 não reagentes; 1.390 reagentes e 15 inconclusivos.

Estratégias

O mutirão de testagens se somou às outras estratégias do Governo para conter a terceira onda de Covid-19 no Pará, como a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.

Realizado no mesmo período também em outros 101 municípios mediante 74 mil testes enviados pela Sespa, os números do mutirão ainda não incluem o quantitativo de testes realizados no interior do Estado, cujas estratégias foram executadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Nesse sentido, a Sespa continua avaliando as demandas dos municípios por testes.

A testagem em massa foi direcionada para pessoas que apresentavam sintomas leves, com a oferta de teste de antígeno. O exame é feito a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal e o resultado ficava pronto em 15 minutos.

Na avaliação do secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, o mutirão foi um sucesso porque, na detecção de casos de positivos, as pessoas foram orientadas a cumprir o isolamento social, a fim de conter a transmissão.


"Mesmo com o resultado de mais de 11 mil testes positivos nesses cinco dias, é importante que todos atentem para a vacinação, que é melhor saída para vencermos o coronavírus. A população precisa procurar os pontos de imunização. As campanhas continuam diariamente, com a oferta da primeira, segunda e terceira dose'', pontua.

O secretário também agradeceu o empenho de todos os profissionais de saúde envolvidos no mutirão, bem como as instituições de ensino que apoiaram a estratégia: Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade da Amazônia (Unama); Faculdade Cosmopolita; Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz) e Centro Universitário do Pará (Cesupa).

O mutirão de testagem compôs uma ação da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, por meio do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen), com apoio do Ter Paz.

Agência Pará

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.