32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE

Regional de Marabá oferece suporte psicológico para mães de bebês da UTI Neonatal

No Janeiro Branco, ações do projeto “Amor Maior”, que proporciona às mães apoio emocional e acolhimento, foram intensificadas.

31/01/2023 às 05h56
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Regional de Marabá oferece suporte psicológico para mães de bebês da UTI Neonatal

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou nesta segunda-feira (30), novas ações do projeto “Amor Maior”, que oferece suporte psicológico a mães com filhos internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica.

Realizado pelo serviço psicossocial da unidade que pertence ao Governo do Pará, o projeto proporciona às mães apoio emocional e acolhimento, por meio de ações como rodas de conversa, bate papo, palestras, orientações de saúde, atividades lúdicas, artísticas e culturais. Ao longo deste mês, as atividades foram intensificadas em alusão à campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental.

Clara Tatiane Pinheiro da Silva acompanha o pequeno João Miguel, que nasceu prematuro e está internado há 22 dias na UTI Neonatal do Regional de Marabá. "O apoio psicológico que recebo está ajudado a enfrentar esse momento tão difícil. Só quem já acompanhou o filho em um leito de UTI entende o que estou passando. Agradeço aos profissionais do hospital pelo carinho e cuidado, eles são verdadeiros anjos", conta emocionada a mãe.

Continua após a publicidade
Anúncio

A psicóloga Carolina Costa, que atua na instituição gerenciada pela Pró-Saúde, destaca que as ações do projeto contribuem com a boa saúde mental das participantes, minimizando sentimentos negativos, como frustrações, ansiedade, medo, culpa e temores frente ao desconhecido, que surgem devido a internação dos bebês.

"Realizamos atendimentos psicoterapêuticos individuais e em grupos, onde as mães partilham sentimentos, emoções e anseios comuns com quem vive as mesmas dificuldades. É libertador para elas, uma válvula de escape para amenizar o sofrimento de ver um filho internado", destaca a profissional.

Segundo Valdejane Barros, coordenadora do setor psicossocial do HRSP, em 2022 foram realizados mais de 1,5 mil atendimentos psicológicos às mães que acompanham seus filhos na UTI, o que corrobora o foco da instituição no atendimento humanizado.

A profissional destaca que o projeto conta com uma programação participativa, que permite maior interação e troca. “As ações contribuem para amenizar angústias e outras reações emocionais dessas mulheres, que em sua maioria são jovens e sofrem em decorrência da falta de experiências e vivências desse tipo”, explica a coordenadora.

Referência neonatal e pediátrica

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso, é o único da região a dispor de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI Neonatal, nove de UTI Pediátrica, além de 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.

Localizado em Marabá, interior paraense, foi inaugurado em outubro de 2006 e, desde então, é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atua como referência para média e alta complexidade para 22 municípios da região, e possui perfil de atendimento com foco nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, hemodiálise, gestação de alto risco, hemodinâmica, cirurgia geral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio