21°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Operação desmobiliza maquinários usados em garimpos ilegais perto da linha de transmissão da usina de Belo Monte

Operação Curto-Circuito cumpriu dez mandados de busca e apreensão nas vilas União e Capistrano de Abreu, em Marabá. Ação ilegal oferece risco de desabamento de torres de transmissão.

Redação
Por: Redação Fonte: g1
11/11/2022 às 13h03
Operação desmobiliza maquinários usados em garimpos ilegais perto da linha de transmissão da usina de Belo Monte
| Reprodução

Máquinas usadas pelo garimpo ilegal foram inutilizadas nas proximidades da linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A ação ilegal oferece risco de desabastecimento de energia elétrica traz a cerca de 70 milhões de brasileiros, o que motivou o nome da operação, segundo a PF.

No total, foram inutilizadas 14 pás carregadeiras, dois caminhões e vários britadores na região, que fica a cerca de quatro horas do centro do município.

Também foram apreendidos oito caminhões, sendo que cinco foram levados à Delegacia de Marabá e três ficaram com fiéis depositários - quando a Justiça confia um bem a alguém durante processo.

Continua após a publicidade
Anúncio

A operação começou na manhã de quinta-feira (10), mas por conta da complexidade logística, só terminou na madrugada desta sexta-feira, segundo a PF.

A corporação informou que a extração ilegal de minério na área ameaça o funcionamento das linhas de transmissão de energia, oferecendo risco de queda das torres, que levam a energia produzida na usina para outros estados do país.

Segundo a PF, os responsáveis pelos crimes poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.