25°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE DIA MUNDIAL DO ❤️

Cateterismo auxilia tratamento de pacientes no Regional de Marabá

O exame disponibilizado na nova ala de hemodinâmica do hospital é essencial para identificar alterações no funcionamento do órgão.

29/09/2022 às 14h31 Atualizada em 29/09/2022 às 14h34
Por: Redação
Compartilhe:
Cateterismo auxilia tratamento de pacientes no Regional de Marabá

Nesta quinta-feira (29) é celebrado o Dia Mundial do Coração, data dedicada à reflexão sobre a saúde do coração e que busca promover a conscientização sobre a alta prevalência de doenças cardíacas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular no país, e 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades.

No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, o novo Centro de Hemodinâmica é um grande aliado no diagnóstico e tratamento das doenças do coração.

Continua após a publicidade
Anúncio

Dentre os exames de alta complexidade realizados pelo novo serviço, o "cateterismo cardíaco" ganha destaque, pois já auxiliou no tratamento de 196 pacientes, desde a sua inauguração, em junho desse ano, pelo Governo do Pará.

A pedagoga, Neuza Ribeiro dos Santos, de 56 anos, do município de Parauapebas, no sudeste estadual, fez o exame de cateterismo na unidade, no início do mês, para identificar alterações no funcionamento do coração.

"O procedimento foi rápido, dei entrada no hospital no início da manhã, e à tarde já fui liberada para casa. Fiquei de repouso durante cinco dias e logo voltei a trabalhar", relatou.

Segundo José Rogério, médico cardiologista e hemodinamicista, que atua no HRSP, o cateterismo, também conhecido como "cinecoronariografia", é um procedimento invasivo realizado para avaliar o funcionamento das válvulas, músculo cardíaco e obstrução das artérias coronarianas.

"O procedimento é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-x, possibilitando a visualização das artérias, câmaras e válvulas cardíacas. O exame demora em média 20 minutos", detalhou José.

O profissional ainda ressalta que o procedimento é indicado para avaliar ou confirmar a presença de doença arterial coronária (DAC), doenças das válvulas cardíacas, do músculo cardíaco, dos vasos pulmonares ou da artéria aorta, bem como para determinar a necessidade de tratamento cirúrgico.

O serviço de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para 22 municípios da região e realiza exames de alta complexidade na área cardiológica, por meio do cateterismo e angioplastia, e na área neurológica, com arteriografia cerebral e embolização de aneurisma. Desde junho desse ano, já foram atendidos 291 pacientes no total.

"O serviço contribui no diagnóstico preciso das doenças, além de servir de terapêutica para as principais patologias com maior índice de mortalidade no país, que são as doenças cardiovasculares, como o infarto, além do tratamento para aneurismas e Acidente Vascular Cerebral (AVC)", explicou Crisila Reis, enfermeira responsável pelo setor.

 

Dicas de prevenção

Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são hipertensão, diabetes, níveis elevados de gordura no sangue, histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide.

Considerando que o melhor caminho é sempre a prevenção, confira dez dicas da Pró-Saúde, gestora do Hospital Regional do Sudeste do Pará, para um coração mais saudável:

·          * Mantenha uma alimentação equilibrada evitando alimentos industrializados, frituras, excesso de sódio e aumente a ingestão de verduras e legumes;

·         * Pratique atividades físicas regulares com supervisão médica e de um educador físico;

·          * Mantenha consultas regulares com clínico geral e, caso seja necessário, com o cardiologista;

·          * Tenha noites tranquilas de sono, pois segundo estudos recentes dormir bem reduz riscos de ataque cardíaco;

·          * Não consuma bebidas alcoólicas;

·          * Não fume;

·          Cuide do seu peso. O aumento da circunferência abdominal está relacionado riscos de doenças cardiovasculares;

·          Tenha momentos de lazer. O estresse é um fator de risco para desenvolvimento de hipertensão arterial, assim como outras doenças cardiovasculares;

·     Mantenha bons hábitos de higiene bucal, assim como consultas regulares ao dentista. A higiene bucal previne doenças cardiovasculares associadas a bactérias presentes na boca;

·          Realize o controle da glicemia e/ou da pressão arterial. Ambos são fatores de risco para as principais doenças cardiovasculares.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sex 30°C 22°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio