22°C 27°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Pesquisa Doxa: Braz se coloca como único de Parauapebas eleito deputado estadual

A pesquisa “Contexto eleitoral Pará” entrevistou 4 mil eleitores em 46 municípios diferentes, com margem de erro de 2,25% e nível de confiança de 95%.

Redação
Por: Redação
19/09/2022 às 19h57
Pesquisa Doxa: Braz se coloca como único de Parauapebas eleito deputado estadual
| Reprodução / Felipe Borges

Ivanaldo Braz, candidato a deputado estadual pelo PDT no Pará com o número 12500, tem se colocado como o principal nome para representar Parauapebas na Assembleia Estadual do Pará. De acordo com a última pesquisa eleitoral do Instituto Doxa, realizada entre os meses de agosto e setembro, ele seria, na verdade, o único eleito ao cargo vindo da Capital do Minério.

A pesquisa “Contexto eleitoral Pará” entrevistou 4 mil eleitores em 46 municípios diferentes, com margem de erro de 2,25% e nível de confiança de 95%. Ela aponta Braz como um dos dois representantes do PDT no legislativo estadual, com 41 cadeiras a serem preenchidas. As pesquisas, registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará com o nº PA-04691/2022 e PA-00891/2022, não visam nenhum outro nome de Parauapebas nem entre os 50 mais citados.

| Reprodução

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O resultado preliminar reflete o que tem sido visto pelas casas e ruas da cidade e da zona rural de Parauapebas, tomada pela “onda 12500”, bem como as redes sociais e grupos de Whatsapp, onde os apoiadores de Braz se unem e continuam a fazer volume na campanha mais forte do município. Os dez anos de atuação de Braz na Câmara dos Vereadores, voltada aos mais necessitados, é fator determinante para sua popularidade e alta intenção de voto.

Fazer maioria em um município é uma missão difícil para qualquer candidato para deputado estadual – quanto mais um município como Parauapebas, que conta com mais de 182 mil eleitores. Um reflexo disso é a candidatura de Jeová Andrade, de Canaã dos Carajás, que não é citado uma vez sequer, mesmo com a pesquisa registrando 115 nomes diferentes entre as quatro mil entrevistas.

A metodologia utilizada foi a combinação de duas pesquisas: uma estimulada, em que os entrevistados escolhem seu candidato através de um rol de opções; e uma espontânea, em que o entrevistado responde para quem será seu voto para deputado estadual. O cruzamento entre as duas pesquisas gerou os resultados; a classificação a seguir foi baseada, também, numa projeção de quoeficiente partidário feito através da combinação dos nomes citados.

Candidatura de Braz

Braz vem se destacando no cenário político paraense há anos, tendo conquistado o prêmio de Destaque do Ano na Política nas duas vezes em que fora eleito presidente da Câmara Municipal, em 2015 e 2020. Como vereador, foram mais de 400 matérias legislativas apresentadas, voltadas para obras de habitação, infraestrutura, educação, saúde e apoio à ONGs de interesse público que realizam trabalho social em comunidades de Parauapebas.

Como candidato a deputado estadual, Braz pretende focar em quatro eixos de atuação: educação, saúde, melhoria da malha viária e segurança. Parauapebas, a região do Carajás e o sul e sudeste do Pará foram prejudicadas no âmbito estadual pela falta de um representante direto na ALEPA, e Braz procura mudar essa realidade, dando à uma das principais regiões da economia brasileira sua devida importância.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.