22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

ELEIÇÕES 2023 ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: pesquisa aponta Keniston Braga eleito para deputado federal

Para o Governador Helder Barbalho, favorito à reeleição, a escolha do partido pelo nome de Keniston foi “estratégica e, acima de tudo, inteligente”.

19/09/2022 às 14h24
Por: Redação
Compartilhe:
| Internet
| Internet

Estudo realizado pelo Instituto Doxa Pesquisa faz um raio-x das intenções de voto para deputado federal no Pará e traz um dado surpreendente. Na análise publicada na última quinta-feira, 15, o candidato Keniston Braga, de Parauapebas, sudeste do estado, desbanca concorrentes da capital e desponta entre os seis primeiros colocados na disputa.

Keniston (MDB) se apresenta com o número 1512, muitas vezes utilizado por Asdrubal Bentes, que em vida representou o Pará em várias oportunidades na Câmara Federal. O candidato tem mais de 30 anos de experiência na Gestão Pública, mas é a primeira vez que concorre a um cargo eletivo.

O Instituto Doxa apresentou um cenário baseado em duas coletas de dados realizadas no Pará – em agosto e setembro – para a corrida aos 17 cargos de deputado federal que o estado vai ocupar em Brasília. O candidato a deputado federal que representa todo o Pará, mas principalmente o sul e sudeste, Keniston Braga (MDB), de acordo o centro de pesquisas, vai ocupar uma dessas cadeiras.

Continua após a publicidade
Anúncio

Cerca de 4.000 mil pessoas foram ouvidas nos 46 municípios paraenses distribuídos nas seis mesorregiões. De acordo o Doxa, o estudo faz uma simulação de uma eleição a partir dos votos válidos atribuídos aos candidatos, de maneira espontânea, isto é, o eleitor respondeu a seguinte pergunta: “se a eleição fosse hoje em quem você votaria para deputado federal?”. Depois, cada candidato foi ligado ao seu respectivo partido. Em seguida, os votos de cada partido foram somados.

“O Keniston vai ser um dos melhores deputados do Brasil. Ele não será deputado só de Parauapebas, ele leva o nome da nossa região, mas o povo já entendeu que ele tem experiência, capacidade e competência para representar o estado inteiro e ser o melhor deputado do Pará”, afirmou Darci Lermen, prefeito de Parauapebas. Foi na gestão de Darci que Keniston comandou a recuperação econômica do município, colocou a cidade no topo do ranking da geração de empregos do Brasil e criou o maior programa municipal de investimentos do norte do país.

Dentro do MDB, Keniston ficaria com a quarta vaga do partido. Veja o quadro abaixo:

Para o Governador Helder Barbalho, favorito à reeleição, a escolha do partido pelo nome de Keniston foi “estratégica e, acima de tudo, inteligente”. O governador define o candidato como “alguém que, a partir de Abaetetuba, construiu uma história de vida de trabalho, de luta, e de muito amor pelo Pará”. Segundo Helder, Keniston foi escolhido para ser “o nosso deputado federal. Para representar, em Brasília, o nosso estado, mas de maneira especial, mostrar a força do sul e sudeste do Pará”.

Apesar da boa notícia, Keniston mantém os pés no chão: “É claro que fico muito feliz com esse resultado. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas não podemos entrar no clima de ‘já ganhou’. Sabemos que faltam poucos dias para as eleições, mas até lá ainda temos muito trabalho pela frente”, pondera.

A agenda do candidato mostra que essas palavras não são da boca pra fora. Em ritmo acelerado desde a pré-campanha, ele já visitou mais de 120 municípios, em todas as regiões do Pará e tem conquistado apoios de peso nos principais redutos eleitorais do estado. Talvez por isso seja o único candidato da região entre os possíveis eleitos.

“O Pará é um estado gigantesco, rico, diverso e que sempre contribuiu com o desenvolvimento do país. Chegou a hora de cobrarmos o reconhecimento e o retorno que merecemos. É isso que pretendo fazer como deputado federal. Esse estudo é importante porque mostra que as pessoas confiam e aderiram a esse projeto. Tenham certeza que eu não vou decepcioná-las. Brasília vai ouvir a nossa voz!”, finaliza Keniston Braga.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00891/2022

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período:  Agosto/Setembro de 2022

Local: Estado do Pará

Amostra: Foram entrevistados 4000 eleitores.

Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010

 

AscomMDB, Pebinha de Açúcar, Papo Carajás e Blog Doxa Pesquisa. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 21°C
Sáb 32°C 22°C
Dom 31°C 21°C
Seg 30°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio