21°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

MJ investiga bancos por suposta fraude em empréstimos

Denúncia foi apresentada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
25/08/2022 às 16h31
MJ investiga bancos por suposta fraude em empréstimos
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai investigar 23 bancos e instituições financeiras pela suposta prática de fraude em cartões de crédito consignados. Há denúncias de que diversos consumidores têm sido lesados ao contratarem empréstimo consignado e sendo expostos ao risco de superindividamento.

A denúncia foi apresentada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o órgão, têm sido lesados com a emissão não autorizada dos cartões e pela cobrança de juros em faturas com desconto do pagamento mínimo feito diretamente em folha.

Segundo a denúncia, a fraude seria praticada quando, ao contratar um empréstimo consignado, o cliente também recebe um cartão de crédito, sem ser informado que o dinheiro tomado como empréstimo, na verdade, seria lançado como saque no cartão e depositado na conta corrente do cliente.

A Nudecon entende que a prática pode levar o cliente ao endividamento, pois o pagamento mínimo, feito através do desconto em folha, abateria apenas o valor dos juros de financiamento do saldo devedor, impedindo a quitação dos outros débitos.

“Desta forma, considerando a existência de 4.575.529 cartões consignados ativos, 3,7% do total de cartões ativos no país, foi determinada a investigação para apurar a ocorrência de prática abusiva”, afirmou o ministério, em nota.

Confira no site do ministério a lista das instituições e bancos a serem investigados .
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
URGENTE Há 3 semanas

Governo Lula Anuncia Revogação de Ato da Receita sobre Monitoramento do Pix

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15/1) que o polêmico ato normativo da Receita Federal, que previa o monitoramento das movimentações financeiras realizadas por meio do sistema Pix, será revogado.

Uma moeda digital dedicada ao investidor com lastro real em produtos Fisicos exclusivos da Amazônia
OPORTUNIDADE Há 4 semanas

Primeira Moeda Digital Brasileira lastreada em produtos reais exclusivo da Amazônia e  Lancada em Belém do Pará e pela visao do criador com uma fórmula  inovadora Promete Revolucionar o Mercado de Investimentos

Com a missão de decifrar o inigmatico mercado de investimentos, Nomeada de UPE, moeda digital lastreada em produtos reais da Amazônia, se prepara para conquistar atenção e o  destaque na COP 30 com promessa de impactar a forma tradicional de investimento dando um reset nos calculos praticados secularmente oferecendo um mundo real com retornos elevados e garantia de segurança plena aos investidores.

ECONOMIA Há 2 meses

Senado aprova projeto que limita aumento real do salário mínimo

A nova regra fixa que a alta do salário mínimo continua prevendo um aumento acima da inflação com base no PIB, mas ficará limitado ao crescimento das despesas dentro do arcabouço fiscal.

INFORMAÇÃO Há 4 meses

Bets envolvidas no caso Gusttavo Lima e Deolane estão fora da lista de autorizadas no Brasil

Apostador com dinheiro nas empresas de apostas online que estão irregulares têm oito dias para sacar valor

Reprodução
FIQUE POR DENTRO Há 7 meses

Malas esquecidas em aeroportos agora podem ser compradas por pessoas físicas

Empresa que realiza liquidação mundial de malas esquecidas, abre operação no Brasil. Dentro das malas pode-se encontrar: Celulares, Notebooks, Tablets e muito mais!