21°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Eleições 2022: treinamento de mesários é prioritariamente a distância

Orientação é que convocados já baixem a atualização do aplicativo

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
19/08/2022 às 15h30 Atualizada em 20/08/2022 às 14h36
Eleições 2022: treinamento de mesários é prioritariamente a distância
© José Cruz/Arquivo Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar prioritariamente a distância o treinamento dos mesários convocados para trabalhar nas Eleições 2022, consolidando mudanças que implementadas no pleito de 2020 em razão da pandemia.

A regra agora, por exemplo, é o treinamento ocorrer preferencialmente por meio de um aplicativo de celular desenvolvido pela Justiça Eleitoral. A ferramenta, disponível para aparelhos Android e iOS, traz todas as informações necessárias, divididas em módulos de estudo.

Para utilizar o app, é preciso fazer umloginutilizando o número do título de eleitor.  “Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades”, informou o TSE.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na eleição deste ano, a Justiça Eleitoral convocou um contingente de mais de 2 milhões de pessoas para trabalhar nas mesas de votação ou no apoio logístico. A orientação é que os convocados já baixem a atualização do app e comecem a utilizar a ferramenta. O prazo pra concluir o treinamento é 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Ao final do treinamento, um certificado será emitido  em formato PDF, que virá com um QR Code para a validação do documento por meio do Canal do Mesário .

A capacitação por aplicativo foi primeiro utilizada nas eleições municipais de 2020, quando as restrições impostas pela pandemia de covid-19 aceleraram a elaboração de ferramentas de ensino a distância. Naquele ano, mais de 1 milhão de pessoas se capacitaram pelo app.

Com o sucesso da iniciativa, o ensino à distância foi tornado prioritário pdlo TSE, embora os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ainda possam realizar capacitações presenciais se julgarem necessário.

Conteúdo

Os módulos do aplicativo contém imagens, cartilhas e manuais para o mesário, bem como orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

A ferramenta traz também informações sobre o novo modelo de urna eletrônica, que é utilizado pela primeira vez nestas eleições e traz mais recursos de acessibilidade, como janela de intérprete de Libras para auxiliar o leitor surdo, teclado em braile e recursos de áudio, para os que tenham deficiência visual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução | Redes Sociais
ELEIÇÕES 2024 Há 2 anos

Parauapebas: Amara Melo realizará ato de filiação ao União Brasil neste sábado (9)

Com uma trajetória marcada pela atuação em diversos projetos de grande relevância na área da construção civil em Parauapebas e municípios vizinhos, Amara Melo decidiu dar um passo importante em sua vida: filiar a uma nova sigla partidária.

| Reprodução
ELEIÇÕES 2022 Há 3 anos

Datafolha projeta vitória de Lula no 2º turno da eleição presidencial

O instituto Datafolha projetou vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial realizados neste domingo.

| Reprodução
ELEIÇÕES 2022 Há 3 anos

Eduardo Leite consegue virada e é o 1º governador reeleito do RS, projeta Datafolha

A união dos eleitores gaúchos em torno de Leite se deu, em grande parte, para impedir que o bolsonarismo chegasse ao Palácio Piratini na figura de Onyx, ex-ministro de cinco pastas e um dos mais fiéis escudeiros de Bolsonaro.

| Reprodução
INTERVENÇÃO Há 3 anos

Prefeito de Jacobina, na BA, denuncia blitz da PRF durante o 2º turno das eleições

Caso ocorreu na manhã deste domingo (30), na BR-324, no trecho que corta o bairro da Jacobina II.

| Reprodução
ELEIÇÕES 2022 Há 3 anos

TSE recebe pedido de prisão imediata de diretor da PRF

Além de desobedecer determinação do ministro Alexandre de Moraes, do TSE, o diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvei Vasques, também pediu votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), em uma publicação nos stories do Instagram.