23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

BELÉM VARÍOLA

Pará confirma novo caso de varíola dos macacos

Belém possui dois casos confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Outros 21 estão sendo investigados em sete cidades paraenses.

15/08/2022 às 10h15 Atualizada em 15/08/2022 às 12h30
Por: Redação Fonte: g1
Compartilhe:
| Reprodução
| Reprodução

A capital paraense tem novo caso de varíola dos macacos confirmado pelas secretarias de saúde do município e do estado. É um homem, de 40 anos, que viajou para uma cidade com registro da infecção. Agora, Belém possui dois casos confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) publicou na noite deste sábado (13) a confirmação do caso, mas trata como sendo o primeiro na capital por conta do caso anterior ter sido notificado pelo município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, porém a Sespa contabiliza o novo caso como sendo o segundo na capital.

O paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia. A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesma realizou coleta de amostras em domicílio e recomendou o isolamento até o resultado laboratorial, confirmado e divulgado neste sábado.

Continua após a publicidade
Anúncio

O paciente segue em isolamento domiciliar, sem sintomas graves, com o curso normal de cura para a doença, segundo a Sesma.

De acordo com dados da Sespa, agora o Pará tem dois casos confirmados em Belém e outros 21 casos suspeitos, que seguem em investigação. Veja abaixo por qual cidade os casos investigados foram notificados:

Parauapebas (5)

Santarém (6)

Ananindeua (3)

Belém (4)

São Miguel do Guamá (1)

Paragominas (1)

Castanhal (1)

Um caso foi descartado no município de Parauapebas. A Sespa ressalta que os casos confirmados são importados de outros estados e que não há transmissão local.

O Pará foi o 17º estado que confirmou caso do vírus Monkeypox. Não há previsão de vacinação em massa na população contra a doença em nenhum país no mundo, como foi feito no caso da Covid-19.

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra a partir do contato com lesões ou gotículas respiratórias. Objetos contaminados, como roupas de cama, também transmitem a doença.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
BELÉM - PA
BELÉM - PA
Sobre o município A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, abrangendo mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes e históricas fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o: Theatro da Paz, Museu Emílio Goeldi, Parque Mangal das Garças, Mercado do Ver-o-Peso e eventos culturais e religiosos de grande repercussão como o Círio de Nazaré.
Parauapebas, PA Atualizado às 00h12 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Dom 28°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 26°C 22°C
Qua 29°C 22°C
Qui 28°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio