
Faltando cinco dias para o primeiro turno das Eleições 2026, marcado para o próximo domingo (4 de outubro), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou uma mudança no funcionamento do e-Título: o aplicativo poderá ser baixado e ativado também no próprio dia da votação.
A medida foi anunciada pelo presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, durante sessão plenária da Corte. A autorização também valerá para o segundo turno, onde houver, marcado para 25 de outubro.
Nas eleições anteriores, o download e o primeiro acesso ao aplicativo eram interrompidos no dia da votação como forma de reduzir o risco de sobrecarga dos sistemas. Para 2026, segundo o TSE, a infraestrutura tecnológica foi reforçada para suportar o aumento de acessos.
Apesar da liberação no dia da eleição, o TSE recomenda que os eleitores façam o download e ativem o aplicativo antes de sair de casa. A antecipação permite verificar informações importantes, como situação eleitoral e local de votação, além de evitar eventuais dificuldades provocadas por grande volume de acessos.
O e-Título reúne diversos serviços da Justiça Eleitoral, incluindo consulta ao local de votação, situação do título, emissão de certidões, justificativa eleitoral e consulta de débitos.
O eleitor deve ficar atento também à identificação na seção eleitoral. O TSE informa que é possível utilizar o e-Título como documento de identificação quando o aplicativo apresentar a fotografia do eleitor. Também são aceitos documentos oficiais com foto, como identidade, CNH, passaporte, carteira de trabalho física e carteiras profissionais reconhecidas por lei.
Quem estiver com o título eleitoral regular poderá votar mesmo que ainda não tenha realizado o cadastro biométrico, conforme o Manual do Eleitor 2026 do TSE.
O TSE também orienta que o eleitor consulte antecipadamente o endereço da seção eleitoral. A consulta pode ser feita pelo próprio e-Título ou pelos serviços oficiais da Justiça Eleitoral.
O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado em 4 de outubro, enquanto eventual segundo turno ocorrerá em 25 de outubro. A votação segue o horário oficial de Brasília.
Portal Parazão Tem de Tudo — informação e serviço para você chegar às urnas preparado.