
O município de Belém foi certificado pelo Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais (PRT), do Ministério do Turismo, garantindo suapermanência no Mapa do Turismo Brasileiro até junho de 2027. Também foi emitido o certificado do Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur). A reativação do conselho na gestão do prefeito Igor Normando era um dos critérios obrigatórios para obter a renovação.
Os anúncios foram feitos pela secretária municipal de Turismo, Cilene Sabino, no último dia 18.
Para entender a importância das certificações, é preciso resgatar o histórico do processo. Tudo começou com a retomada do Comtur em 2025, que passou a realizar reuniões periódicas toda primeira quarta-feira do mês, culminando na aprovação do Plano de Trabalho e de Gestão para o fortalecimento do setor na capital.As conquistas representam marcos históricos e consolidam Belém na rota do chamado Destino Turístico Inteligente.
De acordo com Thierry Morais, diretor de Turismo da Setur,as certificações são fundamentais para posicionar a cidade no cenário nacional, servindo como prova de planejamento, compromisso e trabalho coletivo.
Com as duas frentes validadas, Belém cumpre as exigências técnicas federais.
“A permanência demonstra que Belém atende aos critérios de governança, planejamento e funcionamento do Conselho Municipal. Além disso,a cidade integra hoje o programa federal de Instância de Governança Regional (IGR do Norte), juntamente com Amazonas e Amapá. Isso promove a integração das regiões metropolitanas de cidades importantes no Norte do Brasil, o que é excelente para todos nós. Só temos a festejar e parabenizar a secretária Cilene Sabino na condução dessa jornada”, acrescentou o diretor.
Os avanços da gestão do turismo de Belém refletem o trabalho conjunto dos servidores da Setur. Segundo Evandro Neves, assessor especial que liderou a coleta e emissão dos dados ao Ministério do Turismo, o êxito dependeu da colaboração de todos os departamentos da Setur. Ele destacou que a elaboração do relatório seguiu as diretrizes da secretária Cilene Sabino durante a atualização do Plano de Trabalho do Comtur
“Com bastante empenho, conseguimos aprovar o Plano de Trabalho de 2026 a 2027 na reunião do Comtur. Depois, partimos para a atualização do Mapa, que ocorre a cada doze meses. Tínhamos até o dia 18 de junho para enviar os dados e, no dia 17, conseguimos finalizar e obter a renovação dos certificados”.
“Foi um trabalho coletivo envolvendo o gabinete, a superintendente Reci Tamaoara e todas as diretorias: Administrativa e Financeira; Recursos Humanos, na pessoa da diretora Janaina Amorim; e a diretoria de Turismo, com o diretor Thierry Morais”, completou o assessor.
No Pará, 84 municípios integram o Mapa do Turismo Brasileiro.A ferramenta assegura o acesso a verbas federaispor meio de editais, qualificação profissional, visibilidade em estratégias de marketing, credibilidade e o fortalecimento da gestão local para obras estruturais. Outro benefício é o Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo para o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, que funciona como um relevante indicador para Estados e municípios divulgarem seus atrativos.
Após a conquista das certificações, a Setur deve apresentar ao Comtur oprojeto para o desenvolvimento de novas rotas turísticas na capital, com foco em gastronomia, patrimônio histórico e cultural, além de bioeconomia.