23°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Jovens atendidos pela Fasepa participam do Arraial de Todos os Santos

Iniciativa amplia o acesso à cultura e fortalece o processo de reinserção social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
17/06/2026 às 20h23
Jovens atendidos pela Fasepa participam do Arraial de Todos os Santos
Foto: Alex Ribeiro/ Agência Pará

O Arraial de Todos os Santos, evento promovido em Belém pelo governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita de 15 adolescentes atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A ação integra a ampliação de projetos culturais voltados à inclusão social e ao fortalecimento da cidadania de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, por meio do acesso aos espaços culturais do Estado.

A diretora de Interação Cultural da FCP, Cláudia Pinheiro, destacou a importância da arte como instrumento de transformação social, pertencimento e construção da identidade dos jovens. Segundo ela, a visita ao Arraial fortalece uma parceria já existente entre a FCP e a Fasepa, que anteriormente desenvolvia ações voltadas ao incentivo à leitura e ao acesso aos livros.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Agora estamos ampliando essa parceria, para que esses jovens também possam participar de eventos e vivências culturais. A arte permite que as pessoas se reconheçam e se sintam capazes de ocupar diferentes espaços. Quando um jovem presencia uma manifestação cultural, ele percebe que também pode fazer parte dela. No Arraial de Todos os Santos vemos diferentes histórias, corpos e realidades representados no palco. A arte amplia horizontes, desperta sonhos e contribui para afastar esses jovens de situações de vulnerabilidade social”, afirmou.

Ainda segundo Cláudia Pinheiro, a visita marca o início de uma série de atividades que deverão ser desenvolvidas em conjunto pelas instituições. “Essa é a primeira de muitas visitas que pretendemos realizar. Estamos ampliando as possibilidades de acesso desses jovens à cultura, proporcionando experiências coletivas, enriquecedoras e transformadoras”, completou.

Garantia de direitos- André Brito, coordenador da Unidade Apoena, que incentiva arte, cultura e lazer na Fasepa, ressaltou que o acesso a eventos culturais faz parte da garantia de direitos assegurados aos adolescentes durante o cumprimento das medidas socioeducativas.

“Apesar da restrição de liberdade, precisamos garantir a esses jovens o acesso à cultura, à arte e ao lazer. Por meio de um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), estamos fortalecendo essa parceria, para que eles possam participar de eventos como o Arraial de Todos os Santos e de outras programações culturais realizadas no Estado”, explicou o coordenador.

Segundo André Brito, essas experiências contribuem diretamente para o processo socioeducativo e a reinserção social dos adolescentes. “Quando ingressam no sistema socioeducativo, eles passam por um processo pedagógico e educacional. Nesse contexto, é fundamental garantir o acesso à educação, à cultura e à arte. São essas oportunidades que favorecem a socialização e auxiliam na preparação para o retorno ao convívio social”, reiterou.

A expectativa pela visita também foi compartilhada pelos adolescentes. Para um dos participantes, a experiência representou uma oportunidade de aprendizado e aproximação com as tradições culturais paraenses. “Além de aprender bastante sobre as quadrilhas juninas e a nossa cultura, também quero me divertir e guardar na memória tudo o que acontecer hoje. É uma experiência muito legal de ter”, disse o adolescente, que participou pela primeira vez do Arraial de Todos os Santos.

Texto: Maurício Carvalho - Ascom/FCP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.