
O aposentado Elionor Barros, de 75 anos, acordou cedo para ver sua rua ser transformada. Morador da passagem Doutel, no bairro da Pedreira, desde a década de 90, ele afirma que viver na via é sinônimo de “alagamentos e péssima pavimentação, uma rua cheia de buracos”.
“Tanto que nós, moradores, fizemos uma coleta do nosso bolso para construir uma lombada, e tentar melhorar os buracos da rua colocando pedrinhas”, acrescenta. Elionor conta que já caiu na água devido ao nível em que ela chega quando chove. “Alaga tudo. Nem carro nem as pessoas podem sair”, diz.

Esse cotidiano do aposentado está começando a mudar com achegada do Programa Viva Bairro à Pedreira. Nessa segunda-feira, 1, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), assinou aordem de serviço para as obras de infraestrutura da passagem Doltel, localizada entre a avenida Pedro Miranda e a rua Antônio Everdosa.
A via vai receber obras de drenagem, pavimentação e urbanizaçãocom o Viva Bairro, o maior programa de urbanização da Amazônia, que vai levar infraestrutura para 800 ruas das áreas periféricas de Belém.
Durante a assinatura da Ordem de Serviço, o secretário adjunto da Sezel, Marcelo Mattos, foi recebido pelos moradores da passagem. Ele ouviu reivindicações e manifestações de apoio ao programa.

De acordo com o secretário, que assinou a autorização para o início das obras, o Viva Bairro representa uma mudança histórica para a capital paraense.

E acrescentou: “Todos conhecem os problemas de alagamento da cidade, mas acredito que a gestão do prefeito Igor Normando vai promover essa virada de chave na história de Belém. Estamos realizando um trabalho que não trata o saneamento de forma pontual, mas por meio de ações planejadas e monitoradas para enfrentar essa problemática de uma vez por todas”, destacou.
Além das obras na passagem Doutel, a Prefeitura de Belém, por meio da Sezel, também fará adragagem do canal da Pirajá, resolvendo um dos fatores que contribuem para os constantes alagamentos registrados na área.
Após período de chuva, verão amazônico começa com calor intenso
Verão amazônico exige cuidados redobrados com os pets
Mercado de São Brás vira novo ponto de troca de figurinhas

As frentes de trabalho já começaram a atuar na passagem. Nesta segunda-feira, equipes da Prefeitura realizaramserviços de roçagem, capinação e pintura de meio-fio.As máquinas responsáveis pelas obras de infraestrutura também já iniciaram os trabalhos no local.

Para a costureira Claudinéia Costa, de 70 anos, moradora da passagem Doutel há 45 anos, o som das máquinas trouxe renovação e esperança.