21°C 32°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Em Abaetetuba, Polícia Civil prende homem por associação criminosa e furto qualificado

O investigado é apontado como integrante de um grupo que atuava no desvio de combustível de empresas e postos de gasolina, gerando prejuízo estimad...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
07/05/2026 às 12h57
Em Abaetetuba, Polícia Civil prende homem por associação criminosa e furto qualificado
Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia de Abaetetuba, deflagrou a operação “Tanque Seco”, nos dias 05 e 06 de maio, visando o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, no âmbito da investigação que apura um esquema estruturado de desvio sistemático de combustíveis de empresas locais e postos de gasolina da região. O prejuízo das vítimas é estimado em, aproximadamente, R$ 500 mil.

De acordo com a delegada responsável pela investigação, o grupo atuava mediante fraude em requisições de abastecimento. “Os criminosos utilizavam autorizações falsas ou irregulares para permitir abastecimentos de veículos não constantes na frota cadastrada, enquanto os valores eram lançados como se o combustível tivesse sido regularmente utilizado pelos caminhões das empresas. Parte do combustível também era retirado de forma clandestina diretamente dos caminhões em um ponto localizado na estrada, sendo posteriormente desviada para terceiros previamente ajustados”, relatou a delegada Daniela Mendes.

O investigado já responde a processo criminal por crime semelhante, praticado contra uma empresa mineradora no município de Barcarena. Ainda durante a ação policial, foram apreendidos cinco aparelhos celulares, que serão submetidos à análise técnica e perícia especializada, visando ao aprofundamento das investigações, identificação de eventuais coautores e apuração de possíveis outros crimes relacionados ao esquema criminoso.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Ele vai responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado por abuso de confiança e concurso de pessoas. Ele foi conduzido para a unidade policial para a realização dos procedimentos legais cabíveis e permanece à disposição do Poder Judiciário”, concluiu a delegada.

Denúncia -As diligências seguem e qualquer informação que possa auxiliar nas investigações pode ser feita através do Disque-Denúncia, no número 181, ou enviar fotos, vídeos, áudios e localizações para a atendente virtual “Iara”, via WhatsApp, no número (91) 3210-0181. O sigilo é garantido.

Texto de Jacqueline Costa, estagiária, sob supervisão de Jeniffer Terra (Ascom PC).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.