
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) sedia um treinamento de capacitação voltado a médicos veterinários oficiais que atuam nos serviços de inspeção integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A iniciativa, promovida pelo Ministério da Agricultura com apoio da Adepará, reúne mais de 90 profissionais de diferentes estados brasileiros.
O Treinamento de Verificação Oficial de Programas de Autocontrole tem como objetivo qualificar os participantes para aprimorar os procedimentos de fiscalização, contribuindo diretamente para o fortalecimento da segurança sanitária dos produtos de origem animal.
A programação inclui palestras ministradas pelos auditores fiscais federais agropecuários e médicos veterinários Fernando Fagundes Fernandes e Patrícia Cristina Borges Dias, que compartilham conhecimentos técnicos e experiências práticas. Entre os temas abordados estão os conceitos fundamentais dos programas de autocontrole, a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), além de medidas cautelares e boas práticas durante as ações de fiscalização.
Segundo o médico veterinário e palestrante Fernando Fagundes Fernandes, o treinamento busca unificar e fortalecer a atuação dos serviços de inspeção. “Os estabelecimentos são responsáveis pelo que produzem, mas os órgãos de fiscalização também têm corresponsabilidade ao verificar se estão cumprindo a legislação e os programas de autocontrole, garantindo que os produtos finais estejam aptos para o consumo”, afirmou.
A médica veterinária Karen Rocha, do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), destacou a importância da troca de experiências entre os participantes. “Esses encontros são fundamentais para mantermos a atualização sobre as medidas de inspeção. O contato com diferentes realidades amplia o conhecimento e fortalece a atuação profissional”, ressaltou.
Inspeção e segurança alimentar
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) é um instrumento que assegura a padronização e a qualidade das inspeções em todo o país. Sua implementação contribui diretamente para a segurança alimentar, ao estabelecer critérios uniformes de fiscalização.
Durante as inspeções, são avaliados aspectos como condições de higiene, manutenção das instalações, cumprimento das barreiras sanitárias e identificação de riscos, garantindo a conformidade com as normas vigentes.
A gerente do Serviço de Inspeção Estadual da Adepará (GSIE), médica veterinária Adriele Cardoso, reforçou a relevância da capacitação. “A participação de profissionais de estados como Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo reforça a importância desse treinamento para padronizar procedimentos. A atuação do fiscal é essencial para garantir a verificação dos processos realizados pela indústria, assegurando a qualidade dos produtos desde a produção até a mesa do consumidor”, destacou.
A Gerência de Serviço de Inspeção Estadual (GSIE) é responsável pela fiscalização de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal no Pará e atua como uma das organizadoras do treinamento, em parceria com o Ministério da Agricultura.
Texto: Giovanna Athayde (estagiária) com supervisão de Tatiane Freitas.