
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) promove capacitação técnica voltada à fiscalização de insumos pecuários em estabelecimentos comerciais. A iniciativa é direcionada aos servidores da Gerência Regional de Tucuruí e reúne médicos veterinários, agentes de fiscalização agropecuária e auxiliares de campo que também atuam nos municípios de Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Breu Branco, Pacajá, Jacundá e Tucuruí.
O curso, que tem caráter teórico e prático, tem como objetivo reforçar os protocolos de fiscalização de produtos veterinários, com ênfase nos insumos biológicos, como vacinas, que fazem parte da cadeia de frio e exigem armazenamento e transporte em temperaturas adequadas, variando entre 2° a 8° C, para garantir sua eficácia.
Além disso, o treinamento orienta os servidores sobre a aplicação da nova Portaria nº 837/2025 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece critérios mais rigorosos para o comércio de produtos veterinários controlados.
“A iniciativa ocorre em um momento estratégico, considerando as recentes atualizações na legislação federal e o reconhecimento da equivalência do serviço de inspeção da Adepará junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (SISBI-PEC). Com a capacitação, conseguimos orientar os servidores quanto ao uso dos sistemas de cadastro e registro de estabelecimentos, como o SIGEAGRO e o SIPEAGRO, garantindo o funcionamento adequado das atividades”, destacou o fiscal estadual agropecuário Alexandre Chagas.
O médico veterinário, Andervan Lourenço, ressaltou que a iniciativa contribui para a atualização e o fortalecimento do trabalho em campo. “É fundamental para nós que atuamos diariamente junto aos produtores, revendas e empresários, estarmos alinhados às normas e boas práticas”, frisou.
Já o agente de fiscalização, Lutero Oliveira, destacou a importância do treinamento para a execução de um trabalho mais eficiente. “A capacitação garante que os técnicos atuem de forma adequada no controle de produtos biológicos e farmacêuticos utilizados nas atividades desenvolvidas na região", enfatizou.