22°C 30°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Prefeitura atende cerca de 2 mil pets em mais um Belém Animal

Ação da Prefeitura de Belém promoveu diversos serviços gratuitos para cães e gatos, como: vacinação antirrábica, exames de sangue com encaminhament...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
29/03/2026 às 19h02
Prefeitura atende cerca de 2 mil pets em mais um Belém Animal
Crédito: Paula Lourinho

A tradicional manhã de domingo na Praça da República ganhou tintas de fofura neste 29 de março. Milhares de cães e gatos, acompanhados de seus tutores, lotaram a praça para participar de mais uma ação “Belém Animal”, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda).

Com uma ampla estrutura móvel, atendimentos veterinários foram ofertados gratuitamente, como: vacinação antirrábica, coletas de hemograma para castração, microchipagem, feira de adoção, distribuição de materiais educativos e muito mais.

A cabeleireira Eliana Nascimento aproveitou a folga e garantiu a vacina antirrábica para o filho de quatro patas: o Mine.Uma economia de cerca de R$60,00para a profissional, que já estava há um tempo à procura do imunizante.

“Eu não sabia onde ir com ele, é meu primeiro pet. Eu achei tudo isso aqui maravilhoso porque eu economizei com a vacina. Uma pessoa querida me falou que ia ter essa ação e aproveitei hoje pra vir pra cá, já que é de graça.”, conta.

Continua após a publicidade
Anúncio
Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho

Leonardo Lima saiu do bairro do Marco para garantir uma dose da vacina pra Maicha, a peludinha bicolor do estudante. “Acabei de chegar e já vou ser atendido, tô gostando bastante.Vim procurar pela vacinação pra ela. Ela tem dois aninhos e sempre aproveito ações assim pra deixar a saúde dela em dia. Aproveitar que hoje que não tenho aula.”, comemora.

Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho



A proposta do “Belém Animal” é descentralizar o atendimento e ampliar o acesso, especialmente em contextos onde há maior demanda reprimida por cuidados básicos com animais domésticos. A ação dá continuidade ao plano de 2026 da Sepda,que prioriza a ampliação das castrações, o incentivo à adoção responsável e a expansão do atendimento veterinário gratuito,especialmente em áreas de maior vulnerabilidade. Nesse sentido, o “Belém Animal” evidencia o compromisso da gestão municipal de Belém com o fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal.

Neste domingo,mais de 40 profissionais, entre servidores da Sepda, médicos veterinários, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), profissionais da Sesma e parceiros institucionais, se uniram para atender à população.

Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Rayana França
Crédito: Rayana França
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho



O “Belém Animal” beneficia diretamente tutores e animais, ao contribuir para:


• Redução do abandono;
• Controle da população animal;
• Prevenção de zoonoses;
• Fortalecimento da consciência social sobre o cuidado com os animais.

Para participar das próximas ações mensais, basta ficar ligado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Belém e levar o seu bichinho no dia e horário divulgados.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS

LEIA MAIS:

Mais de 2 mil atendimentos gratuitos marcam o Dia dos Animais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.