
Como parte de um plano de infraestrutura, que alialimpeza pública à geração de renda, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), iniciou, na manhã desta quinta-feira (19), a distribuição de dois mil coletores de resíduos . A ação é realizada em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), e a empresa Hydro.
O primeiro local a receber os equipamentos foi o recém-inauguradoComplexo do Guamá. No espaço, foram instalados dois coletores, com capacidade de 1.000 litros, e outros seis, de 240 litros. A iniciativa tem como principal objetivocombater o descarte irregular de resíduos,reduzir pontos críticos na cidadeegarantir que materiais reaproveitáveis cheguem com mais qualidade às cooperativasde catadores, por meio da coleta seletiva.

Para os próximos dias, estão previstas as entregas de novos coletores na Feira e Mercado da Pedreira, Feira do Barreiro, Feira da 25 e Feira de São Benedito, além das feiras e mercados nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.
Os equipamentos possuem capacidades variadas, que vão de 240 litros a 5 mil litros, e seguem o padrão nacional de cores, o que facilita o descarte correto de materiais recicláveis, orgânicos, compostáveis e inertes.
A iniciativa foi bem recebida pela população, a exemplo de Odaleia Pereira, 49 anos, que aprova o trabalho desempenhado pela Prefeitura e reconhece a importância de existir consciência coletiva sobre o descarte correto dos resíduos. “Eu acho uma ótima ideia, mas tem que existir uma conversa com os vendedores também para que tenham consciência sobre onde descartar o lixo para que as pessoas também não joguem no chão. O coletor é importante, mas as pessoas têm que ter a consciência de manter o espaço limpo”, pontua.


O trabalho de zeladoria nas feiras e mercados de Belém desempenhado pelos profissionais de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) também foi elogiado pelos frequentadores do Complexo do Guamá. A consumidora Maria do Carmo, de 48 anos, frequentemente faz suas compras na unidade recém-entregue pela Prefeitura. “Os trabalhadores são atenciosos, passam toda hora recolhendo o lixo. Eu creio que vai melhorar 100%”, diz, otimista. Para Maria do Carmo, a distribuição dos coletores também vai contribuir para a preservação do Complexo. “Essa reforma do mercado foi ótima. Antigamente, tinha muitos ratos e bichos. Agora eles lavam aqui constantemente. Por enquanto, está sendo bom, muito melhor do que era”, relembra.
A instalação dos coletores integra um plano de infraestrutura com foco na redução do descarte irregular de lixo, e no incentivo à coleta seletiva. A medida também busca fortalecer as cooperativas de catadores que atuam na capital e nos distritos. Inicialmente, os equipamentos serão instalados em mercados, feiras, conjuntos habitacionais e escolas. Depois, a distribuição será ampliada para toda a cidade.
A proposta é criar uma cadeia estruturada de reciclagem em Belém e nos distritos, contribuindo para a diminuição da pressão sobre aterros sanitários e a preservação do ecossistema local. O investimento em equipamentos padronizados também é considerado fundamental para ampliar o volume de materiais destinados às cooperativas e reduzir os pontos de descarte irregular na cidade.
Texto: Vivian Carvalho com contribuição do estagiário Hariel Nogueira (sob supervisão)