
Aprevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST) e oautocuidadoforam foco da ação da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (Semcad), realizada para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Barão de Igarapé Miri, no bairro do Guamá, em Belém, nesta quarta-feira (11). A ação, além de garantir apromoção da saúdee da cidadania, reforça a importância da informação e do acesso aos serviços de testagem e orientação, especialmente entre adolescentes e jovens.
“Essa é a primeira ação que realizamos noambiente escolar. A Semcad traz essas palestras para a escola por entender a importância da troca de informações e do esclarecimento de dúvidas, no que diz respeito aos cuidados com a saúde, principalmente neste período das festas de carnaval, onde há o aumento no número de casos de infecções entre os jovens”, comentou o diretor de Articulação e Relação Institucional da Semcad, Idalércio Pacheco.

Segundo a vice-diretora da escola, Alcione Neves, a iniciativa, desenvolvida de formaparticipativa e acolhedora, trouxe aos alunos uma linguagem acessível acerca do tema, aindapouco conversadoentre os pais e responsáveis.
“O tema educação sexual ainda é um assunto muitosensível, em especial entre asfamílias, então é uma oportunidade que os alunos têm deouvir, esclarecer e diminuir tabus“, frisou.
A ação contou com o apoio e a parceria do Grupo para Valorização, Integração e Dignificação do Doente de AIDS (PARAVIDDA) e do Grupo de Apoio Solidariedade, que conduziram as rodas de conversa, as dinâmicas e garantiram adistribuição de preservativos e materiais informativos.
“O PARAVIDDA atua no município de Belém há 34 anos, com ações de valorização e integração do doente de aids, e hoje, para nós, é um momento maravilhoso, ao firmarmos essa parceria junto à Semcad e poder trazer palestra sobreprevenção do vírus HIV, hepatites virais e outras IST. É com conscientização e prevenção que alcançamos o público jovem e contribuímos para a construção de uma cidade mais informada, consciente e saudável”, comentou Jair Santos, Presidente do grupo.

Essa é a primeira de uma série de ações programadas pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (Semcad) para o ano de 2026. Além de promover o acesso a serviços, a secretaria tem como competência a garantia de assistência social, cidadania e direitos humanos.