
O retorno das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Altamiro Borba foi celebrado em grande estilo nesta sexta-feira, 6, com a realização do Baile dos Anos 60, um momento marcado por integração, alegria e valorização da pessoa idosa. Com decoração e figurinos a caráter, ao som de músicas que marcaram a década de 1960, os participantes dançaram, desfilaram, praticaram capoterapia e registraram o momento com muitas fotos e vídeos.
O encerramento do evento ficou por conta da apresentação da música Time of My Life, apresentada pelos coreógrafos Bianca Veloso e Bruno de Deus, animando o público presente. Além da descontração, o cuidado com a saúde também fez parte da programação: os idosos se divertiram e ainda deram um baile na gripe, com a vacina em dia.



Para os participantes, o evento representou muito mais do que uma festa temática. Seu Valdimiro Silva, de 75 anos, compartilhou a alegria de fazer parte das atividades do Cras. “Eu estou muito feliz participando desse evento maravilhoso. Estou me sentindo criança novamente. Participo há cerca de 90 dias e, apesar do pouco tempo, estou gostando muito, me sentindo renovado, me sentindo jovem.”
Dona Albina Jesus, de 74 anos, que participa do SCFV desde os 60 anos, destacou o sentimento de pertencimento construído ao longo do tempo. “Aqui é outra vida para a gente. Estou me sentindo muito feliz, graças a Deus. Considero todos aqui como uma família.”
A participante Maria Raimunda, de 67 anos, que integra o serviço há cerca de quatro anos, ressaltou a importância do serviço para a saúde e o bem-estar. “É muito gratificante, é sinônimo de saúde. O pessoal do Cras é muito prestativo, acolhe todo mundo e eu me sinto muito bem aqui. Eu gosto de vir me divertir, é um momento que eu saio de casa, me descontraio. O baile dos anos 60, para mim, significa renovação. Viver é muito bom e, na idade em que nós estamos, isso é maravilhoso.”
Outro depoimento marcante foi o de Moacir Frank, de 50 anos. Ele relatou que chegou ao serviço em um momento delicado e que, por meio da convivência oferecida no espaço encontrou novos motivos para seguir em frente. “Aqui encontrei respeito, fui abraçado e acolhido, reencontrei uma família e vontade de continuar a viver.”
O SCFV do Cras Altamiro Borba oferece diversas atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos e à promoção da qualidade de vida, como oficina de dança, capoterapia, oficina de artesanato e atividades socioeducativas. Para um idoso participar do SCFV, é necessário residir na área de abrangência de algum Cras do município e realizar cadastro junto à unidade, apresentando documento de identificação e Cadastro Único. A inclusão no serviço ocorre após avaliação da equipe técnica, que considera o interesse do idoso em participar das atividades e a disponibilidade de vagas nos grupos. O serviço é gratuito e integra a política de assistência social do município.
O Cras Altamiro Borba funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h. Às sextas-feiras, a unidade realiza apenas trabalho interno. O endereço é rua Bartolomeu, s/n, bairro Betânia.



Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Douglas Mota
Assessoria de Comunicação / PMP 2026