22°C 28°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Hospital Veterinário: rede integrada vai atender até 650 pets por dia

Novo Hospital Veterinário Municipal, Clínica de Triagem e Trailers compõem rede integrada que triplica oferta de serviços gratuitos, com internação...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
21/01/2026 às 21h07
Hospital Veterinário: rede integrada vai atender até 650 pets por dia
Crédito: Rayana França

Como mais um presente à população pelos 410 anos de Belém, celebrados no último dia 12 de janeiro , a Prefeitura entrega um importante reforço na política pública de proteção animal. Acapital paraense passa a contar com um novo Hospital Veterinário Municipal, ampliando o acesso gratuito à saúde animale fortalecendo o cuidado com cães e gatos, especialmente de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A inauguração donovo Hospital Veterinário Municipal (HVET), localizado na Avenida José Bonifácio, nº 578, ocorreu nesta quarta-feira (21).A unidade vai funcionar de forma integrada à Clínica Veterinária Municipal, inaugurada na última terça-feira (13) , para garantir atendimento contínuo, complementar e mais eficiente.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Enquanto isso, o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia passa por reforma geral paramodernização da estrutura e ampliação dos serviçosofertados.

Continua após a publicidade
Anúncio

A entrega do Novo Hospital Veterinário Municipal representa um avanço significativo na ampliação do acesso gratuito a serviços veterinários na capital. A iniciativa integra o Programa Belém Animal, lançado em março de 2025 pela Prefeitura de Belém , com foco no cuidado, na saúde e no bem-estar dos animais.

A titular da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), Eliana Uchôa, também ressaltou o impacto social da inauguração.

“Esse hospital é resultado de uma política construída com responsabilidade e sensibilidade. Aqui, os animais terãoatendimento dignoe os tutores contarão com umserviço estruturado, humanizado e gratuito. É um marco para a proteção animal em Belém”, destacou.

Funcionamento e acesso aos serviços

O novoHospital Veterinário Municipal funcionará todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 7h às 16h.Para acessar os serviçosé necessáriomorar em Belém,termais de 18 anos,possuirrenda familiar de até dois salários mínimos e realizar cadastro préviono sistema do hospital.

No momento do cadastro, o tutor deveráapresentar RG, CPF, comprovante de renda ou documento que ateste baixa renda, além de comprovante de residência nominalou declaração de residência assinada pelo próprio usuário.

Asinformações e o agendamento de consultaspodem ser feitospelo telefone (91) 99286-7737.

Todos os animais atendidos passarão por cadastro em formulário fornecido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa).Durante o atendimento, será realizada a microchipagem, com dados do tutor, como nome, telefone e endereço. Sempre que indicado, o animal também receberá vacinação.

Serviços oferecidos

Entre os serviços disponibilizados pelo hospital estão:

  • Consultas agendadas
  • Atendimento de urgência e emergência
  • Exames de imagem (raio-x e ultrassonografia)
  • Exames laboratoriais
  • Cirurgias de pequenas e médias complexidades
  • Castração
  • Internação em sistema de UTI
  • Microchipagem
  • Vacinação
  • Atendimento em especialidades veterinárias, como Dermatologia, Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Infectologia e Medicina Felina

Oatendimento cirúrgico compreenderá procedimentos de baixa, média e alta complexidade, incluindo cirurgias gerais, ortopédicas e oncológicas, além de atendimentos clínicos e emergenciais.

Estrutura física moderna

O Hospital Veterinário Municipal conta com uma estrutura completa, composta por:

  • Área externa:espaço anexo ao prédio destinado a ações itinerantes;
  • Recepção:ambiente acolhedor, equipado para oferecer conforto aos munícipes;
  • Setor de atendimento:consultórios e salas para tratamentos ambulatoriais, seguindo rigorosos padrões de higiene;
  • Salas de emergência para caninos e felinos:preparadas para casos críticos, com macas e insumos essenciais;
  • Setor de diagnóstico:laboratório de análises clínicas, radiologia, ultrassonografia, ECG e aferição de pressão arterial;
  • Setor cirúrgico:consultório de avaliação, área de esterilização, lavagem de materiais, enfermaria para recuperação anestésica e dispensário de medicamentos, operando conforme as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Resultados e próximos passos

Responsável pela execução das políticas públicas de proteção animal, aSepda apresentou resultados expressivos em 2025, com 5 mil castrações, 1.000 capturas de animais errantes e 27 mil doses de vacina antirrábicaaplicadas, contribuindo para a redução do abandono e o controle de zoonoses.

Além do hospital, oPrograma Belém Animal prevê mutirões itinerantes de castração, vacinação e consultas veterinárias em bairros, distritos administrativos e ilhas. Em janeiro de 2025, a Prefeitura sancionou a Lei nº 10.126, que garante o fornecimento de alimento e água para cães e gatos em situação de rua.

Denúncias de maus-tratos

A população pode denunciar casos de maus-tratos por meio dos canais:

  • WhatsApp da SEPDA: (91) 98209-2918
  • DEMAPA – Vigilância em Saúde: (91) 3238-1225
  • Disque-Denúncia: 181 (24h, anônimo)
  • Polícia Militar: 190
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.