
Para dar início à programação da campanhaJaneiro Branco, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu, na manhã desta sexta-feira, 16, um encontro especial para falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho. O público-alvo foram professores da rede municipal de ensino que atuam na Escola Municipal Deputado João Carlos Batista, no bairro da Cabanagem. Cerca de 30 profissionais participaram da palestra com o tema“Bem-estar e afetividade: a saúde mental dos profissionais da educação”, com foco no acolhimento, escuta ativa e cuidado coletivo.
“A campanha Janeiro Branco se inicia com os profissionais da educação justamente com o objetivo de fortalecer e potencializar o cuidado com os nossos professores, fazendo uma escuta, uma roda de conversa para falar sobre saúde mental, sobre o bem-viver, sobre práticas de cuidados pessoais e coletivos. Um encontro como esse, sem sombra de dúvidas, fortalece a comunidade escolar e qualifica ainda mais a educação no município de Belém”, afirma Eluana Carvalho, psicóloga e coordenadora da Referência Técnica em Saúde Mental da Sesma, que realizou a atividade.

No encontro, cada professor teve a oportunidade de aprender sobre o tema e também de compartilhar experiências profissionais e pessoais, como um grupo terapêutico. A psicóloga à frente do encontro deu contribuições que serão válidas para a rotina de cada um, especialmente nesse início de ano letivo.
Reginaldo Silva, professor de língua portuguesa há 30 anos na rede municipal, afirma que a iniciativa foi muito interessante e que momentos como esse são muito importantes para a construção de um ambiente coletivo mais saudável.
“Na escola, assistimos a todos os tipos de alunos; alunos que passam por problemas variados e, às vezes, ainda que indiretamente, acabamos absorvendo. Uma atividade como essa, preocupada com a saúde mental do trabalhador, com estratégias e modelos de como agir e não reagir diante de situações assim certamente contribui muito para a nossa defesa emocional. Sempre é importante momentos assim, em que a gente ouve os colegas. Muitas vezes não temos tempo pra isso e esse momento de bate-papo, muito interessante, colocou pra fora nossas dúvidas, angústias, aspirações, o que é muito importante para a construção de um coletivo mais saudável”, afirna.

Para Maria Andrade, professora há 25 anos, a iniciativa da roda de conversa sobre saúde mental para professores foi muito válida.“É de suma importância porque quando a gente começa a conversar com o outro, a gente desabafa, brinca, isso ajuda muito. E aqui na escola a gente tem esse ambiente acolhedor.Esse tipo de campanha pra nossa categoria é muito importante”, comenta.

A Sesma realiza, ao longo do mês de janeiro, a campanhaJaneiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental, à prevenção do sofrimento psíquico e ao fortalecimento das redes de cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema“Cuidado em Saúde Mental: de janeiro a janeiro”, a campanha deste ano reafirma que a saúde mental deve ser compreendida como umcuidado contínuo e permanente, integrado às políticas públicas de saúde, e não restrita a ações pontuais ou datas simbólicas.