
Belém não dormiu. A capital paraense viveu uma das noites mais marcantes de sua história ao celebrar seus 410 anos com uma festa grandiosa no Portal da Amazônia,onde 100 mil pessoas cantaram parabéns para a capital paraense na primeira Domingueira do ano.
O evento gratuito promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Políticas Públicas e Bem-Estar Social (Sepes), integrou a programação oficial de aniversário pelos 410 anos da cidade, levando música, diversão e lazer para a população.
A programação musical começou levantando a multidão com as apresentações da Banda Nosso Tom, seguida pela irreverência do Bloco Fofó de Belém, comandado por Elói Iglesias. A festa seguiu com os sets vibrantes do DJ Méury e do DJ Gigio Boy, preparando o público para a apresentação da aparelhagem Carabao, que transformou o espaço em um verdadeiro mar de luzes e batidas.


À meia-noite, o Portal da Amazônia parou.Sob aplausos, fogos e muita emoção, Xand Avião subiu ao palco para encerrar a noite em grande estilo e cantou os parabéns para Belém ao lado do prefeito Igor Normando. Esse foi um dos momentos mais simbólicos da celebração.
Em seu pronunciamento, o prefeito Igor Normando falou sobre a importância econômica da Domingueira para a cidade e para os trabalhadores e o desejo de que as próximas edições reúnam cada vez mais famílias e amigos em grandes celebrações.


Entre o público, a empolgação também era evidente. Moradores de diversos bairros celebraram a grandiosidade da festa. Os amigos,Amanda Pamplona, Glauco Amaral e Franci Pamplona, do bairro Nazaré, disseram:
“A gente já participou de muitas comemorações, mas essa superou todas. A Banda Nosso Tom abriu a noite com muita energia, o Bloco Fofó fez todo mundo rir e dançar, e a Carabao deixou o Portal incrível com luzes e som. Foi organizada, segura e cheia de energia boa. Dá orgulho de ser belenense.”

O casal Patrícia Leão e Adriano Lima, da Sacramenta, levou os filhos João Miguel e Rafael para viverem a experiência completa do aniversário da cidade:
“É importante que nossos filhos cresçam vendo Belém sendo valorizada. Eles adoraram os shows, dançaram com os DJs, se divertiram com o Bloco Fofó e ficaram encantados com a Carabao. Foi uma noite inesquecível para nossa família”, contou Patrícia, emocionada.

“Belém mostrou sua força. Cada atração trouxe algo especial: a Banda Nosso Tom levantou o público, o Bloco Fofó foi muito divertido, os DJs animaram todo mundo e Xand Avião fechou a noite com chave de ouro. Foi uma festa gigante, bem organizada e que representa nossa cultura. A cidade está de parabéns”, afirmou Marcos Ribeiro morador da Pedreira que estava acompanhado de amigos, Ítalo, Cláudio e Jorge.

Visitantes de fora, como o casal Luíz Henrique e Jacson Santana, de Marabá, se surpreenderam com a celebração:
“A gente veio conhecer a cidade e acabou vivendo essa celebração maravilhosa. Cada apresentação foi incrível! A energia da Banda Nosso Tom, a irreverência do Bloco Fofó e a Carabao iluminando tudo foi demais. Belém sabe fazer festa como nenhuma outra”, disseram.




Além dos shows, a programação garantiu ampla estrutura para o público, com serviços de saúde, atendimento à infância, ações de cidadania, 15 estações de brincadeiras, espaços gastronômicos e áreas de descanso.
O transporte também foi facilitado com o Geladão Expresso Domingueira, que contou com quatro rotas exclusivas, garantindo ida e volta com mais conforto e segurança.