
A “Cidade Poema” escreveu um capítulo inesquecível em sua história na noite desta quarta-feira, 31 de dezembro. Cerca de 86 mil pessoas lotaram o complexo esportivo e cultural do bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira, para celebrar a chegada de 2026. O ponto alto da virada foi o show emocionante do ícone sertanejo Zezé Di Camargo, que embalou a multidão em uma noite marcada por recordes e forte aquecimento da economia local. Antes da atração, a multidão se divertiu ao som do DJ Alex e do cantor local Beto Lima.




O evento, considerado pela gestão municipal como o maior Réveillon do interior da Amazônia, foi realizado pela Prefeitura de Marabá com o apoio fundamental do Ministério do Turismo. A parceria com o Governo Federal garantiu o custeio do cachê de duas grandes atrações, fortalecendo o orçamento municipal para outros investimentos.
Para o prefeito Toni Cunha, a festa simboliza o sucesso do primeiro ano de sua administração. Após uma primeira noite de pré-Réveillon comandada por Joelma e Michelle Andrade, o gestor celebrou o clima de paz e alegria.
“Hoje temos o Zezé Di Camargo, fenômeno da música brasileira, fenômeno do sertanejo, uma multidão aí fora, a cidade parada, para gente receber o ano de 2026 de coração aberto, com muita alegria, agradecendo o ano que passou, as conquistas, as lutas, as vitórias, e pedindo a Deus muitas bênçãos para a nossa cidade, as famílias marabaenses e a nós, do governo de Marabá, para que a gente trabalhe ainda mais para realizar muito mais para o nosso povo que merece”, afirmou o prefeito, reforçando o compromisso de trabalhar ainda mais no novo ano.


A primeira-dama, Lanúzia Lobo, destacou o impacto social e econômico do evento. “É significativo ver as vendas aquecidas e tantas pessoas de fora vindo para Marabá. É realmente significativo ver as pessoas trabalhando com a gente, com vendas aquecidas, pessoas animadas, esperando o momento da festa para poder festejar, para poder cantar, para poder se divertir. Enfim, festejando e dando boas-vindas a 2026. E se Deus quiser, vai ser melhor do que 2025, na prefeitura de Marabá, para toda Marabá”, pontuou.


O secretário de Cultura, Genival Crescêncio, enfatizou que o Réveillon consolida Marabá como um polo de eventos na região. “A gente vive um novo momento, principalmente em se tratando de eventos culturais e turísticos. Ao longo de todo o ano a cidade celebrou junto com a prefeitura diversos shows com o aniversário da cidade, Mara Verão, do Círio, da Marcha para Jesus. E hoje nós estamos celebrando aqui o réveillon de 2026”.


À meia-noite, o céu sobre o Rio Tocantins foi iluminado por uma das maiores queimas de fogos já vistas na cidade.



Antes de subir ao palco para um show de aproximadamente duas horas, Zezé Di Camargo expressou sua satisfação em ser a voz da virada em Marabá. “É um prazer ser escolhido para cantar no dia principal do ano. Preparei uma noite especial e tenho certeza que as pessoas vão amar”, declarou o artista.






Na plateia, o que se via era a realização de sonhos. Fãs vieram de diversas cidades vizinhas, como Parauapebas, para garantir um lugar perto do ídolo. Wellington Silva, instrutor de máquinas, revelou que enviava mensagens constantes ao cantor pelas redes sociais pedindo sua vinda ao Pará. “É a realização de um sonho de 25 anos”.


O editor de vídeo William Silva também veio de Parauapebas e estava aguardando ansiosamente pelo show do ídolo. “A expectativa é curtir muito o show do Zezé. É um homem que a gente sempre esperou desde a infância. É um momento muito especial para a gente como fã mesmo, como morador de Parauapebas. A gente veio de longe. Então estar aqui é muito especial. É muito legal”.


A dona de casa Mayara Pereira é fã há mais de 10 anos e começou a ouvir com o falecido marido, que era fã do artista. “Antigamente eu não gostava. Comecei a ouvir com o meu esposo. É a primeira vez que eu venho num show dele e estou ansiosa. Faz dias que eu espero esse show, mas hoje vou ver ele, vou realizar meu sonho”, comemora.


Dulce Silva Nogueira, diarista, emocionou-se ao relatar que sua história de amor na juventude foi embalada pelo hit ‘É o Amor’. “Ver o Zezé hoje é como ter visto o rosto do meu filho pela primeira vez”, desabafou.


O eletricista autônomo Alexandre dos Santos era um dos fãs mais emocionados. Ele veio de Parauapebas apenas para ver o ídolo. Ele chegou a pular a grade de proteção para subir ao palco e abraçar seu ídolo, mas foi contido e retirado pelos seguranças. Mesmo assim continuou se declarando para o ídolo, que se prontificou a atendê-lo depois do show, momento esse que foi de êxtase para o fã.
“Eu vim a despeito de todos os custos, a despeito de todos os problemas. Eu decidi vir porque é um sonho, eu sou muito fã, eu durmo e acordo escutando. Então, uma oportunidade dessa em Marabá, a três, quatro horas de Parauapebas, foi tudo o que eu precisava para terminar o meu ano feliz, realizado, independentemente de todos os problemas. Foi meu sonho, e transformou todos os meus problemas em algo fácil. Tudo foi bom para mim, todos aqueles problemas sumiram diante do show do Zezé, cara! Eu sou fã desde que eu sou criança”, relata empolgado.


Segurança de ponta: Tecnologia e “Zero Ocorrências” graves
Um dos maiores desafios da noite — garantir a integridade de 86 mil pessoas — foi superado com excelência através da Operação Réveillon 2026. O grande diferencial desta edição foi a estreia do Centro de Comando e Controle (CCO), recém-inaugurado pela gestão municipal. Operando como o “cérebro” da segurança, o CCO utilizou câmeras de alta definição para monitorar cada ponto do complexo, permitindo uma resposta imediata e preventiva.
O secretário municipal de Segurança Institucional, Denner Eudes Favacho da Rocha, destacou que o investimento em inteligência transformou a segurança pública de Marabá em um ativo turístico.
“O CCO provou seu valor inestimável. Essa tecnologia nos permitiu antecipar riscos que o olho humano, no chão, não alcançaria. Tivemos uma operação de êxito extraordinário, com zero ocorrências graves, consolidando a paz social como o maior patrimônio do nosso Réveillon. Marabá enviou uma mensagem poderosa: somos um destino seguro e capaz de gerir multidões com dignidade e proteção”, afirmou o secretário.


A atuação integrada entre a Guarda Municipal (GMM), DMTU, Defesa Civil e a Polícia Militar (CPR II) criou um cinturão de proteção eficiente. O trabalho rigoroso de triagem nos portões impediu a entrada de objetos perigosos, garantindo que a festa fosse estritamente familiar.
A engenharia de tráfego coordenada pelo DMTU também foi um ponto alto, garantindo a mobilidade na geografia complexa da Marabá Pioneira sem colapsos viários, mesmo com o fluxo intenso de veículos de cidades vizinhas. Com o apoio do Grupamento Águia (PMPA) no patrulhamento ágil, a cidade demonstrou que o investimento em modernização e integração é a chave para o sucesso de grandes eventos em Marabá.















Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Bil Washington
Drone: Wilielton Cardoso
The post Réveillon 2026: Marabá recebe novo ano com recorde de público e show histórico de Zezé Di Camargo na Z-30 appeared first on Prefeitura de Marabá .