
Foi ao cantar da chuva que a festa aconteceu na primeira noite de Carnaval, 13 de fevereiro, na Praça do bairro Liberdade, Núcleo Cidade Nova, onde o público não recuou e fez valer a folia. O palco montado pela Secretaria Municipal de Cultura levou muita animação e pirotecnia durante os shows. DJ Dudu, Zé Luiz e Banda, Nenzinha e Banda (locais) e a banda La Amazon (de Belém) foram as atrações da ocasião. O evento contou com vários esquemas de segurança para garantir uma folia tranquila, com 16 agentes do DMTU, 4 viaturas da Guarda Municipal (GMM), 4 agentes da Defesa Civil, 4 bombeiros e cerca de 50 policiais militares.






De acordo com o secretário de Cultura, Genival Crescêncio, neste Carnaval 2026 a gestão pensou em fazer uma festa descentralizada, principalmente por nossa cidade ser uma metrópole, e dessa forma os cinco núcleos estão contemplados.
“Aqui na Liberdade temos um espaço, um território bem criativo culturalmente na cidade, e nada mais importante do que a gente dar esse pontapé inicial por aqui, onde temos blocos tradicionais envolvidos nas atividades carnavalescas, juntamente com essas atrações locais que vêm engrandecer essa folia”, destaca.


Dentre as atrações, DJ Dudu levou muita música eletrônica, aparelhagem e aquele melody marcante, misturado com efeitos pirotécnicos. Já o cantor local Zé Luís sacudiu o público no ritmo de forró e swing.
“A gente levou um repertório bem gostoso para a galera se animar, porque sabemos que eles amam. Quero agradecer à Secult e à Liga Carnavalesca por essa oportunidade de trazer os artistas locais. Foi um show incrível.”


Nenzinha do Calypso, famosa na cidade por sua performance e seus looks marcantes, fez bonito no palco e não deixou de fora o axé de carnaval, seguido de interpretações regionais.
“Com chuva ou sem chuva, esse Carnaval sempre tem que acontecer e a galera não deixa a animação de lado. E para nós, como artistas locais, isso é muito importante, pois nos sentimos privilegiados e é algo que engrandece a nossa cultura marabaense.”


Para fechar a noite, a banda Lamazon, de Belém, fez a galera sair do chão com muita alegria e músicas marcantes. A vocalista da banda, Francy Ribeiro, sentiu-se muito bem acolhida pelo público e trouxe muita energia boa para a galera.
“Estou muito feliz em poder voltar a essa terra maravilhosa, onde o clima é o mesmo da minha cidade, então eu já me sinto em casa. A gente poder, na verdade, estar rodando esse Parazão e, novamente, depois de tanto tempo, estar aqui em Marabá e receber esse acolhimento e carinho, dando o play no Carnaval 2026, é maravilhoso e também uma grande honra. E com certeza a gente vai fazer a galera cair na folia, com muita música de Carnaval, claro, já que o clima é carnaval, mas também o que não pode faltar: muita música paraense, porque é o que nos move e aquilo que a gente representa em toda a nossa essência, para a galera curtir e dançar”, garantiu a cantora.


A brincante Ivana Cristina veio do bairro Novo Horizonte só para curtir as atrações. Para ela, a chuva não representa empecilho para ser feliz nesse Carnaval, e ela convida a galera para curtir muito.
“Estou amando muito as atrações. Eu vim na chuva mesmo, porque não sou de açúcar, e está tudo maravilhoso. Amei as músicas, o palco, e vamos curtir muito todos os dias de Carnaval pela cidade”, comenta.


Já o folião Antônio de Sousa, integrante do bloco carnavalesco Unidos da Independência, não perde um Carnaval e conta que há 35 anos o grupo faz acontecer a festa de Momo nos bairros Liberdade e Independência, tornando-a tradicional na cidade.
“A gente faz parte da Liga Carnavalesca e já somos 70 integrantes que fazem história e divertem a galera. Isso é cultura e também uma representação da nossa área, do nosso bairro. E, juntamente com esses shows da Prefeitura, a cultura é mais valorizada e a gente só tem a ganhar. Bora curtir e aproveitar!”, afirma.


Durante toda a programação de Carnaval, haverá interpretação em Libras, garantindo mais inclusão à comunidade surda.
Para Luiz Eduardo, integrante da equipe de intérpretes, é fundamental ampliar a comunicação inclusiva.
“Libras não é somente uma língua, é uma representação política e social, onde a gente democratiza tudo isso. Por isso, em todos os espaços e eventos é importante haver a Libras, pois acessibilizar é um direito comunicacional desse público”, enfatiza.


Confira a Programação Cultural do Carnaval 2026
14/02 (sábado)
Local 1: Praça São Félix – Marabá Pioneira
Arrastão dos Blocos da Liga Carnavalesca pela orla da Marabá Pioneira
01 DJ JÚNIOR BATIDÃO 20:00
02 BANDA FREVO MAIOR 21:00
03 RUANA LY 22:30
04 BANDA TDN 00:00
Encerramento às 2:30
Local 2: Núcleo São Félix
01 DJ RAY 20:00
02 IZAEL COSTA 21:00
03 LÉO NICÁCIO 22:30
04 BANDA FRUTO SENSUAL 00:00
Encerramento às 2:30
15/02 (domingo)
Local 1: Praça São Félix – Marabá Pioneira
Arrastão do Bloco Carro de Mão às 14:00
01 DJ RENISON VIP 20:00
02 KBÇA VOK 21:00
03 LYNDA SOUZA 22:30
04 SANDRINHA ELETRIZANDO 00:00
Encerramento às 2:30
Local 2: Morada Nova
01 DJ ALEX 20:00
02 NEGRA MELODIA 21:00
03 GUTO SILVER 22:30
04 BANDA BATIDÃO DO MELODY 00:00
Encerramento às 2:30
16/02 (segunda-feira)
Local: Folha 28 – Nova Marabá
Arrastão do Bloco Vai Quem Quer às 14:00
01 DJ BEEA 18:00
02 REAL SOM 19:00
03 NEGO LOIRO 20:30
04 BANDA QUERO MAIS 22:00
Encerramento às 00:30
17/02 (terça-feira)
Local: Novo Horizonte – Núcleo Cidade Nova
Arrastão do Bloco Gaiola das Loucas às 14:00
01 DJ RONNY BOY 18:00
02 BETO LIMA 18:30
03 TOM BAIANO 20:30
04 FLAVINHA 22:00
Encerramento às 00:30
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes
The post Carnaval 2026: Shows regionais movimentam a primeira noite de Carnaval na Praça do bairro Liberdade appeared first on Prefeitura de Marabá .