
Marabá viveu uma noite histórica nesta terça-feira, 30, com a programação de final de ano da Prefeitura de Marabá. A primeira noite de shows reuniu mais de 40 mil pessoas com os shows nacionais da diva paraense Joelma e da dona da farra Michelle Andrade. Um evento que reúne alegria, inclusão e fortalecimento da cultura, pensado para as famílias, que movimenta o turismo e a economia. Com realização da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a programação teve apoio do Ministério do Turismo do Governo Federal.



O prefeito Toni Cunha e a primeira-dama Lanuzia Lobo fizeram as honras e abriram a programação dos shows nacionais. O gestor celebrou o sucesso de uma festa pensada para acolher as famílias marabaenses e encerrar o ano com alegria.
“Um dos nossos grandes compromissos é fazer Marabá renascer culturalmente, trazer de volta os grandes eventos, os grandes shows, como tem que ser, tendo em vista a importância e a grandiosidade da nossa cidade e isso graças a Deus tem dado certo”, declarou o gestor.



“A gente precisa de ter momentos de diversão, de prazer, para a gente poder também regozijar na vida. Dá em nós aquele senso de pertencimento, de identidade, da nossa terra, da nossa cultura ser valorizada”, expôs a primeira-dama.



Shows nacionais
Pela regionalidade do calypso, Joelma emocionou a multidão ao cantar os maiores hits da carreira. Joelma falou sobre a alegria de retornar a Marabá, cidade que faz parte da sua trajetória artística e que ela visita desde o início da carreira, sempre recebida com muito carinho pelo público.
“Estou muito, muito feliz. Vir para o meu Pará é sempre um presente. A gente revê a família, os amigos e, claro, mata a saudade da nossa culinária que só tem aqui. Então é tudo de bom, tudo de maravilhoso. E nessa data, então, é especial demais”, comentou a cantora.





Depois a festa continuou com a irreverência da cantora Michelle Andrade que trouxe uma motocicleta para o palco, vestiu a camisa do Águia, dançou o rock doido e também desceu para ficar pertinho do público.
A artista comentou a felicidade de visitar Marabá pela primeira vez e destacou o carinho e a admiração que tem pela cultura paraense.
“Eu tô muito feliz, tô passando o meu fim de ano inteiro pelo Pará. Estou hospedada em Marabá já tem uns dias, então já conheci a culinária de vocês, matei a saudade de comer filhote, que eu amo, já tomei açaí, já marquei passeio pra tomar banho de rio. Tô muito feliz em poder estar aqui pela primeira vez em Marabá”, declarou a cantora emocionada.





Público empolgado
Da cidade e zona rural, de outros municípios e de outros estados, o público chegou cedo para garantir lugar e viver uma noite marcante. O analista Paulo Fábricio, de 26 anos, curtiu a primeira noite de shows ao lado de pessoas especiais e já confirmou que vai aproveitar o segundo dia do evento.
“Eu vim com a minha mãe, minha família, todo mundo aqui pra curtir esse evento maravilhoso. E vamos voltar no segundo dia também”, comentou o jovem entusiasmado com a festa.


Para muitos, o pré-Réveillon também foi uma experiência inédita. Wederson Lima de 31 anos, participou pela primeira vez da programação da virada do ano em Marabá.
“Então, muito animado, empolgado e grato por recebermos uma programação desse nível em Marabá esse ano. Muito feliz por estar aqui”, declarou bastante animado.


O Pré-Réveillon também foi um momento de reencontro com as raízes. A marabaense Mikaelle Matos, que atualmente mora no Rio de Janeiro, aproveitou o período de férias para voltar à cidade natal e celebrar a virada.“A festa tá bombando, tô aproveitando muito. E no segundo dia, pretendo vir de novo, ver a queima de fogos”, disse animada.


Acessibilidade
A inclusão também foi destaque. Uma área exclusiva garantiu conforto, visibilidade e segurança para pessoas com deficiência, evidenciando o compromisso da gestão municipal com acessibilidade e respeito. Luana Nascimento, de 30 anos, acompanhou o Pré-Réveillon pela área PCD e destacou a importância desse espaço.
“Eu achei o espaço muito bom, foi muito boa a iniciativa, porque a gente precisa desse cuidado, desse olhar, dessa acessibilidade, então foi muito bom, eu gostei, eu amei”, expôs a jovem.


Segurança e Organização
Um planejamento integrado da Secretaria Municipal de Segurança Institucional(SMSI) e da Defesa Civil garantiam a ordem no evento. Todo o perímetro do show foi monitorado por diversas frentes de trabalho, reunindo a Guarda Municipal de Marabá (GMM), o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), o Departamento de Postura, Departamento de Segurança Patrimonial (DMSP) e a Polícia Militar, assegurando tranquilidade e proteção para o público durante toda a programação.
Reforçando esse trabalho integrado, o secretário municipal de Segurança Institucional, Denner Favacho, destacou que a atuação coletiva dos órgãos envolvidos é fundamental para garantir a ordem do evento.
“Esse conjunto de forças faz com que a gente possa trabalhar e conseguir trazer para a população um Réveillon seguro, tranquilo, e que possa o pessoal vir se divertir e voltar para as suas casas em tranquilidade e segurança”, discorreu o secretário.


Complementando o esquema de segurança, a equipe da Defesa Civil atua nos shows, conforme explica o diretor Marcos Norat.
“A gente está aqui para evitar algum acidente, alguma situação que a população precise para justamente dar essa segurança e que eles tenham mais um show programado pela Prefeitura”, explicou.



A equipe da Postura também atuou ao longo de toda noite fiscalizando comerciantes e público. A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente com profissionais de saúde e uma ambulância para atender qualquer eventualidade.
Segundo dia
A programação da virada continua no dia 31, a partir das 20h, com apresentação do DJ Alex, seguida do show de Beto Lima. A chegada do novo ano será celebrada ao som de Zezé de Camargo, com a tradicional queima de fogos à meia-noite, com duração estimada entre 8 e 10 minutos.“A gente precisa de ter momentos de diversão, de prazer, para a gente poder também regozijar na vida. Dá em nós aquele senso de pertencimento, de identidade, da nossa terra, da nossa cultura ser valorizada”, expôs.





















Texto: Derik Lopes
Fotos: Rapharazzo e Paulo Sérgio
Fotos Drone: Carlos Teixeira
The post Réveillon 2026: Primeira noite de shows de Joelma e Michele Andrade reúnem mais de 40 mil pessoas appeared first on Prefeitura de Marabá .