23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Cultura Tocantins

Projetos premiados pelos editais da Lei Aldir Blanc são concluídos nesta semana

Último dia de abril será marcado por diversos lançamentos, em segmentos distintos

29/04/2022 às 20h01
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Espetáculo Ritos e Rituais, um dos projetos de sucesso da Contágius - Foto: Emerson Silva/Divulgação
Espetáculo Ritos e Rituais, um dos projetos de sucesso da Contágius - Foto: Emerson Silva/Divulgação

Este fim de semana será de grande movimentação cultural, em função de vários lançamentos de projetos patrocinados pelos editais lançados pelo Governo do Tocantins, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, via Lei Aldir Blanc, de 2020, para reduzir os impactos provocados pela pandemia de covid-19. Dança, música, literatura, artes visuais e audiovisuais são os segmentos representados.

Resistência cultural

Três projetos serão lançados simultaneamente no Sesc Palmas neste sábado, 30, a partir das 17h30: o documentárioLendas do Cerrado - Um mapeamento cosmológico, de Marco Jacob; e os livrosGuerreiras Populares Quilombolas, de Maju Cotrim; eAlgemas da Paixão, também de Marco Jacob.

Continua após a publicidade
Anúncio

Estão previstas duas rodas de conversa que contarão com a presença de algumas lideranças quilombolas e indígenas que fizeram parte dos projetos.Também haverá exibição do documentário.

Segundo os autores, os projetos também serão lançados nas comunidades quilombolas Dona Juscelina, em Muricilândia; Cocalinho, no município de Santa Fé; e na Aldeia Prata, do povo Apinajé, em Tocantinópolis.

Lendas do Cerradoconta a história da cosmologia da criação dos quatro povos mais populosos do Tocantins, os Apinazêd (Apinajé), os Krahô, os Akw? (Xerente), e os Iny (Karajá).

O livroGuerreiras Populares Quilombolastraz histórias de vida e exemplos de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades.

Algemas da Paixãoé um romance policial que tem como eixo principal o romance de um casal de amantes que mata o marido traído e enfrenta muitos desafios para consolidar essa paixão.

Fotosonora

Uma fotografia, uma sensação sonora. Esta é a proposta da fotógrafa Flaviana OX com mostra visual do projetoFotosonora, que terá lançamento neste sábado, às 19 horas, no canal do YouTube do Estúdio OX.

A mostra traz imagens registradas pela autora, que soma mais de dez anos de atuação na fotografia cênica. Revela apresentações e bastidores de grupos do Tocantins e composições musicais especialmente criadas para cada imagem pelo maestro Heitor Oliveira e apresentadas por meio de som com tecnologia de áudio em 3D.

Movimento da Dança

São três décadas de uma história repleta de emoção, desafios e conquistas. Para comemorar, será lançado neste sábado, o livroMovimento da Dança – 30 Anos de História – Cia Contágius de Dança, com textos que relatam os fatos e a história, fotos, croquis, técnicas utilizadas, desenhos, cenários, outras companhias de dança que foram criadas a partir da Contágius, letras das composições de trilhas sonoras, relatos pessoais de alunos e profissionais, bem como poesias.

O lançamento será na sede da Associação de Arte Ninho Cultural, às 17 horas deste sábado, 30, com transmissão pelo canal YouTube Ninho Cultural.

Autobiografia do Outro

Outro lançamento deste sábado, às 20 horas, no Centro de Artes Agulha Cenas, é o livroAutobiografia do Outro, com registro sobre profissionais, companhias e técnicos que formam a história da dança no Tocantins.

O fio para articular o passado, presente e futuro é a biografia da bailarina, diretora e produtora cultural Renata Souza, que tem mesma idade do Estado (32 anos). Na obra, também estão presentes os principais profissionais da dança do Estado, como Meire Maria Monteiro (Contágius); Liubliana Moreira; Julia Liudki (projetos independentes); Márcia Regina Sommer (Em Cena); Dennis Rodrigues e Daniella Perez (Corpo de Baile Municipal e Companhia de Dança Contemporânea Municipal); João Vicente (Lamira Artes Cênicas); Elton Fialho (Balé da Cidade de Palmas); Jefferson Marques (Balé Popular do Tocantins); e o Coletivo Agulha Cenas.

Outros projetos

Ao longo desta semana, foram realizados outros projetos patrocinados com recursos dos editais culturais do Estado, entre eles o2° Ciclo de Debates e Capacitação Audiovisuais no Tocantins; o projetoUm Canto da Cidade, com shows itinerantes de Keila Lipe; o livroContos Tradicionais da Comunidade Quilombola da Barra da Aroeira, organizado por Irma Galhardo; o projetoQuadrilhas Juninas, com workshops, o encerramento do Circuito Estadual de Formação Cênica, da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac).

“Estamos imensamente felizes com a conclusão de tantos projetos de qualidade que se tornaram realidade a partir desses editais”, comemora osecretário de Estado da Cultura e Turismo, Hercy Filho, lembrando que o canal de diálogo permanente está aberto com a classe artística, o que irá possibilitar a realização de novas atividades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 23h24 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 27°C 22°C
Qui 28°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Sáb 27°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio