
Prédio histórico ganha cenário com luzes, cores e músicas que fazem um diálogo da história de Marabá com o período natalino
Música, arte, tecnologia e fé marcaram a noite de sexta-feira, 19, durante a realização do Natal de Luz, em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira. O evento reuniu apresentações musicais, dramatização teatral e uma projeção mapeada inédita no município, transformando a fachada do prédio histórico em um verdadeiro cenário natalino.
Pela primeira vez, o público pôde assistir a uma projeção mapeada no museu, que se tornou uma grande tela a céu aberto. Durante mais de dez minutos, imagens cuidadosamente produzidas contaram a história de Marabá, dialogaram com o espírito natalino e prenderam a atenção de quem acompanhava cada detalhe. Até a chuva leve que caiu durante a noite ajudou a compor o clima, trazendo ainda mais emoção e a sensação de que o Natal já havia chegado à cidade.
Presente no evento, o prefeito Toni Cunha destacou a importância simbólica da noite e o significado maior da celebração.


“É simplesmente emocionante. Esse é o primeiro evento com projeções no Museu Francisco Coelho, que já é um prédio histórico belíssimo. As projeções contaram a história da nossa cidade com muita criatividade, algo que nos orgulha. Tivemos artistas locais maravilhosos, coral, balé, teatro, arte de todas as formas. Tenho certeza de que essa noite memorável vai ressoar por todo o Pará e pelo Brasil. E, acima de tudo, ressaltamos o que é mais importante neste momento: o Natal, o nascimento de Jesus Cristo, que nos ensinou princípios sagrados que precisamos cultivar cada vez mais”, afirmou o gestor, parabenizando a Fundação Casa da Cultura pelo espetáculo.
A primeira-dama de Marabá, Lanúzia Lôbo, também ressaltou o papel do evento como instrumento de esperança e acolhimento.


“É fantástico. Um evento que ilumina a cidade e os corações das pessoas. Precisamos de ações culturais desse porte, com esse peso, para que os cidadãos possam se alegrar e aproveitar um momento tão especial como o Natal”, destaca.
Para a presidente da Fundação Casa da Cultura, Thaís Cariello, o Natal de Luz foi resultado de muito trabalho coletivo e de uma emoção compartilhada por professores, alunos e artistas envolvidos.


“Foi um lindo espetáculo de Natal. Além da projeção mapeada, que é uma experiência tecnológica inédita para Marabá, apresentamos um musical que mostrou o verdadeiro significado do Natal. Tivemos coral, banda, dança e teatro, todos juntos, construindo um espetáculo único”, explica.
Segundo ela, a proposta foi unir a história da cidade ao espírito natalino. “A ideia surgiu a partir de experiências vistas em prédios históricos do Sul do Brasil. Pensamos: por que não trazer isso para Marabá? Procuramos empresas especializadas e contratamos uma equipe do Espírito Santo, que desenvolveu toda a diagramação para que o museu se transformasse em uma tela de projeção”, completa.
Lara Luz, diretora do Museu Municipal também destacou a importância de valorizar a história local por meio da tecnologia e da arte.



“Foi uma realização muito grande para nós. O museu tem a missão de preservar a memória da cidade, e ver a fachada desse prédio histórico se transformar em um ponto central de uma apresentação que valoriza nossa história foi inesquecível. Fizemos uma curadoria com acervos da Casa da Cultura, do museu e com artistas locais, que cederam imagens para essa projeção. Foi mais do que uma apresentação natalina: foi uma valorização da cultura, da memória e da identidade de Marabá”, afirma.
A projeção mapeada utilizou uma tecnologia que adapta o conteúdo à arquitetura do local. O responsável pela empresa explicou que cada detalhe do prédio é considerado no processo.
“O conteúdo é criado especificamente para a fachada. O vídeo se encaixa exatamente nas janelas e portas. Além das imagens, trabalhamos com efeitos sonoros e trilha sonora, tudo pensado em conjunto com o museu e a Fundação Casa da Cultura, unindo o Natal à cultura local”, enfatiza.
O espetáculo musical também foi um dos grandes destaques da noite, com apresentações do Coral, da Banda Waldemar Henrique e da Cia de Artes, além de alunos de teatro e balé do Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, que encenaram a história do nascimento de Jesus.
Integrante do coral, Vanderlânia Ferreira descreveu o momento como inesquecível.



“Foi um marco para Marabá. Uma apresentação belíssima, emocionante. Enquanto cantávamos, a projeção atrás trazia uma emoção dupla. Para mim, foi a primeira vez vendo esse tipo de trabalho, algo encantador, que nos faz sentir como crianças novamente”, relata.
A musicista Sherida Santana, do clarinete, também destacou o caráter inovador do evento.


“Foi uma experiência gratificante. Reunir banda, coral, balé e teatro em um evento tão bonito, com toda essa projeção, é algo que vai ficar para a história. Tenho certeza de que é apenas o começo de algo grandioso para Marabá”, afirma.
O público aprovou a iniciativa. A moradora Edna Silva, de 55 anos, destacou a importância de levar o Natal para diferentes regiões da cidade.



“É muito bacana trazer o Natal para cá, para a Velha Marabá. Assim mais pessoas têm acesso. O Natal é família, é reflexão, é um momento de parar e pensar. Estou muito feliz de participar pela primeira vez”, expressa.
Carol Aquino também prestigiou o evento ao lado das filhas e da mãe.


“É um prazer estar aqui com minha família. O evento está lindo, com muita tecnologia e emoção. Fico honrada de ver nossa cidade receber algo tão especial, preparado com tanto carinho”, agradece.




Dentre as atrações mais esperadas da noite. Destaca-se o cantor mirim, Luís Gabriel, aluno de flauta doce da Casa, mas que se destacou na voz por meio da música “Oh Happy Day”. O talentoso menino de 11 anos ganhou fama nas redes sociais após uma postagem pela Prefeito Toni Cunha de um ensaio para a ocasião, resultando em comentários de elogio ao carisma e talento vocal e quase 200 mil seguidores no Instagram.
















Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes e Carlos Rapharazzo
Drone: Sérgio Barros
The post Cultura: Natal de Luz emociona público com projeção mapeada inédita no Museu appeared first on Prefeitura de Marabá .