21°C 26°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Belém estrutura projetos para enfrentar alagamentos

Com apoio técnico internacional do Gap Fund, a Prefeitura e a Semma preparam iniciativas de Soluções Baseadas na Natureza em Belém, Ananindeua e Ma...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
20/12/2025 às 08h21
Belém estrutura projetos para enfrentar alagamentos
Crédito: Jader Paes

Enfrentando desafios constantes de alagamentos, ilhas de calor e degradação de ecossistemas, Belém, Ananindeua e Marituba foram contemplados comapoio internacional para estruturar projetos climáticoscom o uso deSoluções baseadas na Natureza(SbN). A intenção étransformar e melhorara forma como as cidades lidam comágua, saneamento e resiliência climática urbana.

O apoio internacional prevêassistência técnicado City Climate Finance Gap Fund ( Gap Fund ), financiada pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI), em parceria com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), paracaptar recursos e implementar projetoscom o uso de SbN, alinhados a padrões internacionais.

Veja também:

Continua após a publicidade
Anúncio

Modelagem hidrológica e geotécnica, projetos preliminares de engenharia, estruturação financeira e avaliações ambientais e socioeconômicas estão inclusos no suporte técnico. Entre as ações previstas estão arestauração de áreas úmidas, criação de corredores verdese implantação de sistemas dedrenagem sustentável, reduzindo riscos de alagamentos e inundações, para melhoria da qualidade da água, redução das ilhas de calor e ampliação da biodiversidade urbana em tempos de crise climática.

Com o apoio do Gap Fund, a Prefeitura de Belém e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semma) estruturam projetos que colocam a região comoreferência amazônicaem soluções urbanas resilientes e sustentáveis.

Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho

Segundo a assessora técnica da Semma, doutoranda Bárbara Paiva, “Belém enfrenta impactos diários relacionados às mudanças climáticas, especialmente, nas áreas mais vulneráveis”. “As Soluções Baseadas na Natureza nos permite enfrentar esses desafios de forma integrada”, reforça. Segundo Bárbara, consiste na estruturação de projetos robustos e interconectados para busca de investidores e geração de benefícios reais para a natureza e a população.

Além disso, a cidade reforça compromissos climáticos firmados na COP-30, como o Acordo Paris & Belém, que prevê cooperação técnica com a Cidade de Paris e o Pacto Global de Prefeitos em desenvolvimento urbano sustentável, ação climática e governança inovadora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.