
Foi no palco de um dos maiores eventos internacionais sobre sustentabilidade que o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), enfrentou um momento constrangedor. Durante seu discurso no Global Citizen Amazônia, realizado na noite deste sábado (1º), no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), o gestor foi vaiado pelo público ao falar sobre o papel da capital paraense na preservação da floresta e na preparação para a COP30, que acontecerá em 2025.
As vaias começaram assim que o prefeito destacou Belém como “protagonista ambiental”, interrompendo o discurso que buscava enaltecer os esforços da cidade em temas climáticos. A reação tomou conta das arquibancadas e ecoou no estádio, em meio a milhares de pessoas que acompanhavam o festival voltado a causas ambientais, sociais e de sustentabilidade.
O Global Citizen Amazônia reúne artistas, ativistas e lideranças políticas para debater soluções urgentes para o planeta e destacar a importância da Amazônia na agenda global do clima. No entanto, o momento que deveria ser de celebração e união acabou se transformando em um recado direto do público ao chefe do Executivo municipal.
Apesar da manifestação de desagrado, Igor Normando manteve a postura e concluiu seu pronunciamento, seguindo o protocolo do evento. Até o momento, a Prefeitura de Belém não se manifestou oficialmente sobre o episódio — que, nas redes sociais, já repercute entre apoiadores e críticos, reforçando o clima de tensão política em torno da gestão da capital que sediará a próxima conferência mundial do clima.