21°C 39°C
Parauapebas, PA
Publicidade

ADEPARÁ intensifica combate à brucelose com ações educativas e vacinação oficial em municípios paraenses

Campanha estadual inclui palestras, atendimentos em campo e reforço da vacinação obrigatória de bezerras até 31 de dezembro

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
01/11/2025 às 14h40
ADEPARÁ intensifica combate à brucelose com ações educativas e vacinação oficial em municípios paraenses
Foto: Divulgação

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) promoveu, nesta semana, o “Dia B contra a Brucelose e Tuberculose”, com ações educativas e aplicação da vacina oficial em diversos municípios do estado. A iniciativa tem como foco reforçar a importância da vacinação obrigatória de bezerras bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade, uma das principais estratégias para prevenir a brucelose, zoonose que também pode afetar seres humanos.

A campanha ocorre em duas etapas anuais. Na segunda fase, que segue até o dia 31 de dezembro, devem ser imunizadas as fêmeas que ainda não receberam a vacina no primeiro semestre. A vacinação é obrigatória e deve ser feita por profissionais habilitados pela ADEPARÁ.

Continua após a publicidade

Entre as principais ações do Dia B, uma palestra foi realizada para estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. A atividade foi conduzida por fiscais estaduais agropecuários do Programa Estadual de Erradicação e Controle da Brucelose e Tuberculose (PECBT), com o objetivo de conscientizar futuros profissionais sobre os riscos e formas de prevenção das doenças.

“Todos os anos realizamos o Dia B da Brucelose e Tuberculose, que nada mais é do que educação sanitária. O objetivo é conscientizar profissionais e produtores rurais a manterem a sanidade dos seus rebanhos, garantindo alimentos seguros e qualidade de vida à população”, destacou Khrisna Tabosa, médica veterinária da ADEPARÁ.

A gerente do PECB, médica veterinária Luise Rattis, também enfatizou o papel da academia: “É fundamental que os futuros veterinários conheçam o panorama da doença no Estado e como a Adepará atua, para que se tornem parceiros no trabalho de prevenção como profissionais autônomos.”

Além das ações educativas, a campanha levou a chamada “agulha oficial” — vacinação aplicada por médicos veterinários do serviço oficial — a municípios com pequenos rebanhos. Em Juruti, na região do Baixo Amazonas, 30 bubalinos e 48 bezerras foram vacinados em áreas como Lago Grande, Paraná e Ilha Santa Rita.

Nos municípios de Aurora do Pará (Rio Capim), São Francisco do Pará (Guamá) e Juruti (Baixo Amazonas), fiscais agropecuários da ADEPARÁ realizaram a vacinação diretamente nas propriedades rurais. A ação visa garantir a cobertura vacinal principalmente em áreas de difícil acesso.

Em Novo Progresso (Tapajós), produtores dos assentamentos Santa Júlia e Nova Fronteira participaram de palestras educativas. Já em Moju (Tocantins), a Escola Professora Rosa do Socorro Carvalho, na Vila Pirateua, recebeu atividade de sensibilização sobre a doença. Estudantes de Igarapé-Açu (Guamá) também foram orientados sobre os riscos da brucelose e tuberculose animal.

Divulgação e mobilização regional

Em Marabá (Carajás), a campanha teve ampla divulgação nas rádios locais, com entrevistas do gerente regional da ADEPARÁ, Geraldo Jota, sobre as ações de prevenção e a importância da imunização dos rebanhos.

Doenças e prevenção

Brucelose é uma zoonose grave e sem cura, que pode afetar diversas espécies de mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão ocorre por meio do contato com secreções contaminadas ou pelo consumo de carne, leite e derivados infectados.

Tuberculose também é uma doença infecciosa que atinge animais domésticos, silvestres e o homem, sendo transmitida por fluidos corporais e produtos de origem animal contaminados.

Prevenção

Brucelose:vacinação obrigatória de fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, realizada uma única vez na vida do animal.

Tuberculose:testagem dos animais, feita por médicos veterinários habilitados pela ADEPARÁ.

Serviço:
Vacinação contra a brucelose
Prazo: até 31 de dezembro de 2025
Produtores devem procurar um médico veterinário habilitado ou o escritório local da ADEPARÁ para realizar a imunização de bezerras que ainda não foram vacinadas no ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.