
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou na quinta-feira (24) a entrega de 15 carteiras de artesão no município de Santa Bárbara do Pará. A ação contou ainda com a entrega de certificados do programa ‘Qualifica Pará’, voltado à inserção de paraenses no mercado de trabalho, que buscam os cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas. Na ocasião, 80 alunos, distribuídos em quatro turmas, concluíram suas formações.
O evento contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que destacou a importância da construção de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda nas diferentes regiões do Estado e agradeceu a parceria com o Governo Federal em prol do desenvolvimento do Pará e a união do país.
Artesanato - A Carteira Nacional do Artesão representa não apenas o reconhecimento oficial da profissão, mas também o acesso a novas oportunidades, como a participação em feiras nacionais e mundiais, capacitações e linhas de crédito específicas para o setor. Para a artesã Rose Mescouto, beneficiária do documento, o momento foi de emoção e conquista.
“Eu produzo cerâmica, biojoias e luminárias, e receber a carteira é de extrema importância para mim. Com ela, consegui participar do Salão do Turismo, no Rio de Janeiro , algo que não seria possível sem esse documento. Hoje a carrego comigo com muito orgulho”, afirmou Rose.
Os cursos oferecidos pelo programa ‘Qualifica Pará’ buscam atender às especificidades de cada região, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável. Em Santa Bárbara, as formações contemplaram áreas como artesanato, serviços, linguagem e produção, dispondo aos participantes novas perspectivas profissionais.
“Fiz o curso de assistente administrativo com inglês básico e gostei muito. Tenho certeza que vai abrir muitas portas para mim. Foi bom e fiz muitos amigos durante o processo”, contou Monike Cardoso.
O ‘Qualifica Pará’ tem se consolidado como um programa transformador, promovendo o crescimento profissional de jovens e adultos em todo o Estado. Com esta entrega, o Governo do Pará reafirma seu compromisso com a inclusão produtiva e o fortalecimento das cadeias locais de trabalho e renda, legitimando o Estado como referência em políticas de qualificação profissional.
"Este momento é importante e demonstra os nosso esforços em prol de mais melhorias e desenvolvimento ao nosso Estado, pois ampliamos a geração de emprego e renda com as novas oportunidades por meio de qualificação e acesso aos documentos que vão trazer inúmeros benefícios aos trabalhadores, como a carteira do artesão", disse Valdo Filho, secretário adjunto de assistência social.
*Colaboração de Matheus Gomes - Ascom Seaster