23°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Emater reúne assentados de Piçarra para discutir acesso ao crédito rural

Os agricultores familiares puderam esclarecer dúvidas e receber orientações sobre políticas públicas voltadas para o homem do campo

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
24/10/2025 às 15h15
Emater reúne assentados de Piçarra para discutir acesso ao crédito rural
Foto: Divulgação

Cerca de 90 agricultores familiares de assentamentos do município de Piçarra, sudeste do estado, participaram de uma reunião sobre políticas públicas voltadas para fomento da agricultura familiar. A iniciativa, realizada nesta semana, foi do Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), com apoio da Prefeitura Municipal.

Durante a programação, realizada no Ginásio Poliesportivo da Comunidade Vila Oziel Pereira, a 45 quilômetros da cidade, foram feitas orientações e discussões sobre crédito rural, como acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e esclarecimento de dúvidas sobre renegociação de dívidas do Programa Desenrola Brasil, ambos do Governo Federal.

O produtor rural Jucivaldo Araújo, presidente da Associação dos Produtores e Moradores da APAOPI II, em Piçarra, avaliou como positivo o encontro, que também contou com a presença de agentes financiadores do Banco da Amazônia de Eldorado dos Carajás, além de técnicos da Emater do Escritório Local (Esloc) do município.

Continua após a publicidade

“Foi muito bom porque pudemos tirar diversas dúvidas sobre como ter acesso a linhas de créditos voltados para nós, que somos agricultores. Eu produzo leite, mandioca e milho, mas quero iniciar a produção do cacau e do açaí. Quem sabe agora e com o apoio da Emater, consigo a aprovação de um projeto que me ajude a melhorar a minha produção. Principalmente com o cacau, que é bem mais rentável e vai melhorar bastante a nossa vida aqui na região”, afirmou.

De acordo com o agricultor Evandro dos Santos, do Assentamento APRUPS, a iniciativa foi muito bem recebida pelos assentados. Segundo ele, a falta de informação dificultava bastante a vida do pequeno agricultor.

“Foi de grande importância para a nossa região essa reunião. Muitas vezes, nós agricultores, tínhamos até vergonha de ir até uma agência bancária ou de procurar as pessoas que poderiam nos ajudar, de certo tratados de forma ruim ou algo assim. Com as explicações que recebemos, pudemos ter mais noção sobre como proceder em conseguir aprovação de projetos para melhorar a nossa produção e renda da nossa família. Eu mesmo já possuo um financiamento, que consegui por meio da Emater. Atuo com leite e gado de corte”, ressaltou.

O chefe do Esloc de Piçarra, Flávio Vidal, comemorou a grande presença do público e reforçou a importância de levar informações como as que foram apresentadas na reunião. “Foi uma reunião com assentados dos assentamentos PA Oziel Pereira, PA Barreira Branca, PA Carumbé, PA Ponta da Serra, PA Mutuâ, todos aqui de Piçarra. Houve a presença de cerca de noventa agricultores, que tiraram dúvidas e receberam orientações sobre as principais linhas de crédito voltadas para eles, como o Pronaf B, Pronaf Mais Alimentos, além de esclarecer sobre como limpar o nome por meio do Desenrola Brasil, para que eles possam ter melhorias nas atividades, levando mais qualidade de vida ao homem do campo”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.